Quixaba completa 28 anos de Emancipação Politica nesta terça feira 1º

 Quixaba é um município brasileiro do estado de Pernambuco que completa nesta terça feira 1º de Outubro, seus 28 anos de Emancipação Politica. O município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Lagoa da Cruz e libertou-se de Carnaíba em 1º de Outubro do ano de 1991. 

O topônimo Quixaba refere-se a uma árvore brasileira de médio porte cuja casca tem propriedades medicamentosas. Há registros de uma fazenda com este nome no município de Flores.
O distrito de Quixaba foi criado em 1953, subordinado ao município de Flores, que posteriormente passou a ser distrito de Carnaíba. Em 1 de outubro de 1991 foi elevado à categoria de município, desmembrado de Carnaíba, tendo como primeiro prefeito Antônio Ramos da Silva, o Pezão.
 Localiza-se a uma latitude 07º43'13" sul e a uma longitude 37º50'54" oeste, estando a uma altitude de 542 metros. Sua população estimada é de 7.000 habitantes. A Economia é baseada na agricultura e pecuária. Possui uma área de 216,38 km².

O novo município que completa neste 1º de Outubro seus 28 Anos de Emancipação já contou com quatro prefeitos sendo o primeiro Antônio Pezão, José Pereira Nunes (Zé Pretinho) que governou por dois mandatos, Micinha, em 2008 Zé Pretinho retorna ao poder e governa o município por mais dois mandatos até 2016. Hoje o município é gerado pelo Republicano Sebastião Cabral Nunes (Tião de Gaudêncio).
 É conhecida nacionalmente pela melhor educação do Brasil por anos seguidos devidos a elevada educação nas escolas da rede municipal e estadual localizadas dentro do município, a exemplo da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no Distrito de Lagoa da Cruz.

O município faz suas divisas com os municípios de Tavares e Princesa Isabel na Paraíba, em em Pernambuco com os municípios de Carnaíba e Flores.  
 Nesta terça feira 1º, o municipio descansa com o feriado municipal devido a programação das comemorações de aniversário com Alvorada, Hasteamento das Bandeiras, Missa Solene no Ginásio de Esportes e shows musicais a partir das 22h00 em praça pública com Sandryno Ferraz e o cantor Wallas Arrais e Banda. 

Anterior Proxima Página inicial