Ações marcam o Mês do Idoso em Serra Talhada

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1° de Outubro, tendo como principal objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento ativo e saudável, diante à necessidade de trabalhar a prevenção, proteção e cuidado com a população idosa. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas - ONU. No Brasil, a data foi instituída através da Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. 
Em Serra Talhada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, realizou na manhã desta terça-feira (1º), uma ação de sensibilização e reflexão alusiva aos direitos dos idosos nos principais semáforos da cidade. A ação teve o apoio da STTRANS e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável - CMDRUS, com participação dos usuários do Centro de Referência do Idoso - CRI.
“Vivenciamos este dia com os usuários do CRI nos principais semáforos da nossa cidade, com o intuito de instigar na sociedade o sentimento de respeito e elevação da autoestima, assegurando a dignidade e a valorização da pessoa idosa através da promoção da dignidade da pessoa humana, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias, cuidadores e suas comunidades, sem distinção de raça, cor, gênero, opção sexual, nacionalidade, profissão, pensamento político ou religioso”, afirmou Rosimeiry Inácio, coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa do município. 
O Município de Serra Talhada dispõe de vasta rede de proteção à Pessoa Idosa, desde a socioassistencial (CRAS, CREAS, SCFV, CRI), até a intersetorial (Saúde, Educação e Sistema de Justiça). A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no Centro de Referência do Idoso – CRI desde 2015, funcionando de segunda a sexta, com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogo, advogado, oficineiros, educadores sociais, entre outros. O CRI oferta diariamente diversas atividades lúdicas e recreativas como educação de jovens e adultos específica para a pessoa idosa, (EJA-I), teatro, instrumental, música e dança, além de atividades esportivas.
Durante todo o mês serão realizadas ações voltadas para os idosos do município, com palestras, projetos de intervenção, atividades lúdicas, apresentação de dança, roda de conversa nas unidades de saúde, intervenções nas escolas, ações intergeracionais e baile de mascara, entre outras atividades. 

Anterior Proxima Página inicial