Missa do Poeta Zé Marcolino promove cultura e fortalece a fé no Sertão do Pajeú

 A Associação de Poetas e Prosadores de Tabira (Appta), com o apoio dGoverno do Estado, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Prefeitura Municipal, realiza mais um festival de poesia, de 16 a 21 de setembro, com atividades que transitam entre a cultura e a fé.

Um dos maiores eventos da poesia nordestina, a Missa do Poeta, chega à 32ª edição com uma programação repleta de atrações. A festança acontece na cidade de Tabira, Sertão do Pajeú, e homenageia a cantora egipciense  Bia Marinho. Os festejos começam na segunda-feira (16), encerrando-se no sábado (21), culminando com a tradicional Missa e o Palco da Poesia com apresentações de artistas e bandas de destaque no cenário regional e nacional.

Durante a semana, a programação terá o Encontro de Danças Populares, Chá Poético, Oficinas, Festival de Violeiros, Encontro de Sanfoneiros e Recital Feminino.  Na sexta, o ápice é a desafiante Mesa de Glosas com mestres e mestras da poesia e seus versos improvisados, com a qualidade que a poesia exige e merece, contando com o apoio da plateia que oscila entre o silêncio respeitoso e o encantamento com o que é produzido na hora.

No sábado, o Palco da Poesia vai receber a homenageada Bia Marinho, que fará um tributo a Zé Marcolino. A noite continuará efervescendo com o show-espetáculo do Em Canto e Poesia, e terminará com o forró de Irah Caldeira e Luizinho de Serra. 

Para Neide Nascimento, presidenta da Appta, o evento é uma grande confraternização da cultura do Pajeú que recebe pessoas de outras regiões do Nordeste. “A Missa do Poeta é um ato de resistência, especialmente, nesse momento tão crítico e ameaçador à cultura brasileira. O evento é um importante instrumento de fomento à inclusão cultural, uma vez que toda a programação é gratuita e em locais acessíveis ao público. A cultura tem que ir ‘onde o povo está’ e esse tem sido o propósito dessa festa”, afirmou.

O evento é realizado pela Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira e este ano conto com o apoio do Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado, Prefeitura de Tabira e parceria com o Sesc Triunfo.

Cantora e poetisa egipsense recebe homenagens na festa da poesia

Amiga e intérprete de Zé Marcolino, a cantora Bia Marinho, de São José do Egito, foi anunciada como artista homenageada da 32ª edição da Missa do Poeta. Bia esteve presente em várias edições do evento, tendo sido uma das artistas que participou da primeira missa, em setembro de 1988, na cidade de Serra Talhada.

“Fiquei muito feliz ao ser comunicada pela Appta que seria a homenageada desse ano. Agradeço pelo reconhecimento ao meu trabalho e pela oportunidade de fazer mais uma homenagem a Marcolino. Estar na Missa do Poeta é fazer parte de uma das manifestações culturais que resiste ao tempo, aos atropelos e às dificuldades que enfrentam os verdadeiros fazedores de arte.”, Afirmou Bia.

Linhas de bordado na identidade visual

A identidade visual da Missa do Poeta 2019, foi produzida pela psicóloga e artesã Iara Barros. Com pontos simples de bordado em tecido, a autora da peça se utilizou de recursos manuais das bordadeiras do Sertão, para tecer linhas de poesia. O designer digital Thiago Hatagami foi responsável pela arte final, vetorização e aplicação nas peças gráficas e digitais.

Programação

32ª Missa do Poeta Zé Marcolino - Homenagem a Bia Marinho – Tabira-PE

Segunda (16/09)
19h - 2º Encontro de Danças Populares - Local: Praça Gonçalo Gomes

Terça (17/09)
19h - 5º Chá Poético - Local: Erem Professora Carlota Breckenfeld

Quarta (18/09)
19h - 14º Festival de Violeiros Poeta Zé Liberal - Local: Centro Cultural Poeta Zé de Mariano

Quinta (19/09)
19h - 11º Encontro de Sanfoneiros. Local: Centro Cultural Poeta Zé de Mariano

Sexta (20/09)
19h - 8º Recital Feminino e 23ª Mesa de Glosas - Abertura com o cantor Neto Sales - Local: Auditório da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti

Sábado (21/09)
19h - Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
21h - Shows no Palco da Poesia
        Bia Marinho
        Em Canto e Poesia
        Luizinho de Serra
        Irah Caldeira

Anterior Proxima Página inicial