Em Carnaíba, 7 meses após cobrança de vereadores, PSF da Gitirana começa receber atendimento odontológico

  No dia 22 de Fevereiro deste ano (2019),  os parlamentares Preguinho, Vanderbio Quixabeira, Anchieta Crente, o Presidente Gleybson Martins e Irmão Adilson, seguiram para a Unidade de Saúde José Cassiano Neto, no Bairro da Gitirana, construída na gestão do ex prefeito Zé Mário Cassiano para realização de uma fiscalização.
Enquanto os vereadores ainda na recepção conversavam  com a enfermeira que reside na cidade de Afogados da Ingazeira, a Secretária Municipal de Saúde chegou no local indagando a ação dos vereadores.
O vereador Vanderbio Quixabeira se apresentou  como presidente da Comissão de Saúde, já que a Lei Orgânica do Município exige que a Câmara crie várias comissões de fiscalizações e elaborações. A secretária disse que desconhecia existência da comissão e que não tinha obrigação de saber já que não era politica .
 Ao adentraram na unidade, a comissão de vereadores foi acompanhada pela secretária que em um momento exigiu que os vereadores não se separassem dentro da unidade e que só teriam acesso onde a mesma os autorizasse.
Na Unidade da Gitirana, os vereadores descobriram que não havia até então atendimento odontológico, mesmo constando em planilhas da Secretaria de Saúde que a referida Unidade consta de Consultório Odontológico e uma funcionária  identificada como Larissa Pereira de Brito que nunca compareceu ao posto. Todos os outros funcionários também desconheciam a referida funcionária na unidade.
 Acompanhados da Secretária Selma Marques os vereadores fizeram visita a farmácia do PSF e constataram também a falta de médico e de medicamentos.
O Médico Dr, José Leite Santos do Amaral, é que estava na época fazendo um breve atendimento  nas quartas e sextas feiras onde na verdade um médico deveria exercer a função 24 horas.

Indagada sobre o consultório odontológico que não funcionava na unidade, a secretária Selma Marques afirmou que em até dois meses seria montado, mas que os pacientes estavam sendo atendidos em uma unidade móvel uma vez por semana.

Os vereadores exigiram que o consultório odontológico fosse montado e aceitaram o prazo de dois meses prometidos pela secretária. Passaram-se sete meses e agora os paciente do Bairro da Gitirana já contam com o atendimento do profissional Dr. Wendel Tales, natural de Carnaíba que assumiu a função na Unidade José Cassiano Neto.

Anterior Proxima Página inicial