Clubes de Leitura do Plenus comemoram 124 anos de Petrolina doando livros

A manhã desta quinta-feira (5), Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura, teve uma atração a mais para um grupo de estudantes de Petrolina – PE. Foi o projeto ‘Fuscateca’, iniciativa dos clubes de leitura do Plenus Colégio e Curso, que chegou à escola municipal professora Eliete Araújo de Souza com a doação de mais de 500 obras nos estilos literatura infantil, clássicos, best-sellers, juvenil e até gibis.
Com o slogan “No aniversário de Petrolina, o nosso melhor presente é livro”, os sócios dos clubes ‘Leia’, ‘Leia Mais’ e ‘Viva a Leitura’, foram recebidos com muito entusiasmo no estacionamento que fica na entrada do educandário. Os alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental da escola pública ajudaram a tirar os livros do ‘Fuscateca’ e em seguida se reuniram em torno de uma ‘arvore literária’ onde os frutos eram livros expostos à construção do conhecimento. Segundo o aluno do 6º Ano, Pedro Mateus, a manhã desta quinta-feira (5) jamais será esquecida pela escola Eliete Araújo. “É muito bom receber um presente que você vai ler, aprender e depois passar para que outra pessoa viva essas mesmas emoções”, ressaltou.
 Demonstrando idêntica satisfação à do Pedro Mateus, o estudante do Plenus e sócio do clube ‘Leia Mais’, Tiago Valença, também disse da alegria do grupo de doadores em entregar os livros que ficarão à disposição da comunidade na biblioteca da escola. Aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Plenus, Tiago faz parte, com mais 150 alunos, dos clubes que existem desde 2009. “É um prazer compartilhar a alegria da leitura com outros estudantes que também vão ampliar seus horizontes e crescer na vida profissionalmente e como pessoa. Esperamos que eles aproveitem e gostem dos conteúdos”, desejou.
A coordenadora dos Anos Finais da escola Eliete Araújo, Kátia Simone, agradeceu a visita do projeto ‘Fuscateca’ e adiantou que vai catalogar os livros recebidos e divulgar junto à comunidade escolar os benefícios da doação. “Uma dádiva do conhecimento que chega em boa hora, principalmente no dia de hoje em que homenageamos o escritor petrolinense Antonio de Santana Padilha. Já vamos utilizar, agora à tarde, muitos desses livros no recital de poesia, exposição de desenhos, artesanato e de livros. Ao Plenus, muito obrigado”.
Segundo o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, a doação de livros durante o mês de aniversário de Petrolina é uma iniciativa exitosa que já acontece há quatro anos. “Desde a criação deste projeto, distribuímos livros em comunidades como Cosme e Damião, Pedra Linda e João de Deus. Todo o colégio Plenus se envolve na arrecadação das obras e depois de uma seleção, nossos alunos e sócios dos clubes de leitura fazem a entrega, sempre nesse clima de Parabéns, Petrolina”, concluiu.

Anterior Proxima Página inicial