Operação Lei Seca e testagem de IST durante o FIG

 Entre os dias 18.07 e 27.08, Pernambuco promove, em Garanhuns, o maior festival de cultura do país. Além de agregar atividades em diversos âmbitos das artes, o Festival de Inverno (FIG) também conta com ações de saúde voltadas para prevenção aos acidentes de trânsito e para diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis.

Para prevenir os acidentes de trânsito, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), levará a Operação Lei Seca para todos os dias do FIG. Ao todo, diariamente, serão 12 profissionais realizando o trabalho de fiscalização nas principais rotas que dão acesso aos polos do Festival no município do Agreste Meridional. Os bloqueios itinerantes estão programados para acontecer em horários diferenciados. A OLS atua no trabalho de orientação e fiscalização aos motoristas a fim de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos condutores.

Ainda estão programadas ações educativas pela equipe composta por pessoas com deficiência, cadeirantes ou muletantes, vitimados pela combinação de álcool e direção. Além das blitze, a V Gerência Regional de Saúde (Geres), em parceria com os municípios da região, estará mobilizada no Chalé da Saúde. A estrutura será montada na Praça Mestre Dominguinhos para dar orientações à população sobre prevenção aos acidentes de trânsito, que, em 2018, levaram mais de 39 mil pessoas a hospitais de referência do Estado, quantitativo 8% menor do que o ano anterior (43 mil). O funcionamento do Chalé será entre os dias 19.07 e 27.07, das 20h às 24h, com 30 técnicos envolvidos.

“O acidente de trânsito é um problema grave para a saúde pública, pela demanda de pacientes que chegam as nossas unidades de saúde precisando de assistência especializada. São pacientes, normalmente, politraumatizados que necessitam de cirurgia, de leitos especializados, passam por uma recuperação lenta e ainda precisam passar por um período de reabilitação, quando não vêem a óbito. Por isso precisamos focar nos trabalhos de prevenção para conscientizar a população dos riscos de dirigir e beber, ou de ter atitudes perigosas no trânsito. A Operação Lei Seca tem sido essencial nessa mudança de comportamento dos pernambucanos e que tem trazido resultado efetivo nesses quase 9 anos de atuação”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

TESTAGEM – Já o ônibus do projeto Prevenção para Tod@s, iniciativa do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, ofertará testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público participante do Festival de Inverno de Garanhuns. No dia 18.07 e entre 22.07 e 25.07, as testagens serão ofertadas no Espaço Cultural Luiz Jardim (Avenida Santo Antônio, S/N, Centro), das 13h às 17h. Já entre os dias 19.07 e 21.07 e 26.07 e 27.07, a iniciativa estará no Parque Euclides Dourado, no bairro de Heliópolis, das 18h às 23h. A capacidade é de 100 atendimentos em cada data.

Os pacientes positivos para HIV já saem da ação com encaminhamento para a rede de tratamento. Já para os positivos para sífilis e hepatites B e C, a equipe fará a solicitação de um teste laboratorial para conclusão do caso. Durante a ação, ainda são distribuídos saches de gel lubrificante e camisinhas. “Sabemos que quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil a cura para a sífilis e hepatites e menores as chances do agravamento dos casos e de sequelas. Além disso, o tratamento precoce traz qualidade de vida ao paciente que vive com HIV”, lembra o secretário André Longo.

Anterior Proxima Página inicial