Homens que completam a história de Carnaíba

 Em seu rico cultural Facebook, Toinho Geraldo reproduziu ontem uma foto histórica e importante para a história de Carnaíba.

Em seu arquivo, uma foto composta com o comerciante Caboquinho, seu João Lira, o Cabo Monteiro e  seu Aristides Rodrigues.
Cada um deles contribuíram intensamente com a história de Carnaíba. Manoel Francisco de Brito, conhecido como Seu Caboquinho, vindo da região da Matinha, fixou residência na Praça Nossa Senhora de Lourdes onde vive até hoje e chegou a se tronar um dos maiores comerciantes da cidade.
O Tenente João Lira, natural de Nazaré do Pico, em Floresta, um dos combatentes do cangaceiro Lampião, tornou-se Carnaibano e foi eleito vereador, foi autor do resgate da história de Zé Dantas quando colocou um busto do compositor na Praça Nossa Senhora de Lourdes na década de 80 conseguindo trazer para Carnaíba, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião parceiro de Zé Dantas. Ainda teve dois filhos eleitos vereadores em Carnaíba; Ruberval Lira e Dr. Clóvis Lira.

O Cabo Monteiro vive até hoje gozando de sua aposentadoria, mas firme com o comercio de produtos agrícolas na Rua José Martins, no centro da cidade e foi um dos responsáveis pela segurança do município até o inicio da de´cada de 80.

O senhor Aristides Rodrigues, hoje com mais de 80 anos, reside ainda hoje na Avenida Presidente Kennedy, continua na ativa indo sempre à Serrinha e também foi um dos vereadores de Carnaíba na década de 80.


Anterior Proxima Página inicial