Há exatamente 26 anos, acontecia a 1ª Festa de Zé Dantas em Carnaíba

 Há exatamente 26 anos, no dia 28 de Maio do ano de 1993, acontecia pela primeira vez em Carnaíba, a festa em homenagem ao poeta e compositor Jose de Sousa Dantas Filho (Zé Dantas).

Antes das celebrações festivas,  já haviam outros movimentos nas escolas, a aposição do seu busto na Praça Nossa Senhora de Lourdes pelo então vereador João Gomes de Lira, que posteriormente foi colocado na Rua José Martins e mais tarde em frente à sua residência onde está até os dias de hoje.

Com a chegada do Padre Luiz Marques Ferreira (Luizinho), o movimento teve um impulso maior, unindo-se com o Grupo de Educação de Base -GEB, professores e o Grupo Cultural Jovem numa nova investida no resgate do nome e da obra do ilustre Carnaibano.

Naquela época, início da década de 90, os carnaibanos compartilharam o desejo de se reaproximar com o universo literário oferecido por Zé Dantas, principalmente relação das mensagens com o momento político no estado.

A festa aconteceu em um gigantesco caminhão ornamentado, montado em frente a igreja matriz de Santo Antônio e São João Maria Vianney e shows de Genailson do Acordeon e Maciel Melo para uma multidão na Rua José Martins, local que sediou as celebrações por vários anos.

José de Sousa Dantas Filho, mais conhecido como Zé Dantas, nasceu em Carnaíba no dia 27 de Fevereiro do ano de 1921 e morreu no Rio de Janeiro no dia 11 de Março de 1962, aos 41 anos. Sua mãe era do sitio Prateado e seu pai, de Flores. Na voz de Luiz Gonzaga, suas canções alcançaram as paradas de sucesso da época, retratando em suas letras os costumes do povo nordestino, as tradições culturais e o cotidiano de um pedaço do país esquecido pelo poder público.

Anterior Proxima Página inicial