Expedição que investiga o passado do país passa pelo Nordeste e Petrolina é ponto de partida

 Petrolina foi o ponto de partida de uma expedição nacional sobre as origens do Brasil, iniciada em abril deste ano. A aventura faz parte do projeto Origens BR, idealizado pelo site de viagens 360meridianos.com, com apoio das empresas Seguros Promo e Passagens Promo, que levará, ao longo de todo o ano, equipes de jornalistas e fotógrafos aos rincões do país para investigar detalhes da história e da pré-história do território que há 500 anos começou a formar o nosso país.

A equipe passará por sítios arqueológicos em oito estados. E a primeira cidade visitada foi Petrolina, num roteiro que incluiu também a Serra da Capivara, no Piauí, um Patrimônio Mundial segundo a Unesco, e Juazeiro e Casa Nova, no norte da Bahia.

Antes de seguir para a Serra da Capivara, a equipe do 360meridianos visitou o Bodódromo, o Museu do Sertão, a Oficina do Artesão Mestre Quincas, a orla e o centro da cidade. Também entraram na programação a Ilha do Rodeadouro e vinícolas. Em todos os locais, a equipe fez entrevistas, fotos e vídeos, incluindo imagens aéreas. “A ideia é mostrar que a região do Vale do São Francisco é mais do que uma porta de entrada para a Serra da Capivara: é uma área cheia de atrativos e que deve ser incluída no roteiro dos viajantes“, aponta o jornalista Rafael Sette Câmara, um dos fundadores do site e idealizador do projeto.

O material coletado vai virar uma série de reportagens em vídeos, para o YouTube, e também textos, que serão publicados no site e em outros importantes veículos da imprensa nacional. “Por estar a 300 km da Serra da Capivara, Petrolina é o destino escolhido pelos turistas que querem conhecer esse patrimônio brasileiro, mais até do que Teresina, que fica mais distante”, explica. Para o jornalista, Petrolina foi, durante anos, vista por publicações especializadas em turismo apenas como o aeroporto mais próximo dos sítios arqueológicos, mas essa situação está mudando. “A região do Vale do São Francisco é cheia de atrativos e completa um roteiro pelo Parque Nacional. Em uma semana o turista consegue conhecer três estados, Pernambuco, Bahia e Piauí, e ainda nadar no Velho Chico”, afirma.

Missão

A missão de resgatar a história dos vários povos que já habitaram o território brasileiro veio das viagens do jornalista por países latinos que valorizam seu passado pré-colombiano, tema que é frequentemente ignorado no turismo nacional. “Queremos mostrar as curiosidades de um Brasil habitado há milhares de anos e escolhemos começar pelo Nordeste devido ao rico patrimônio da região”, explica o jornalista.

Já estão no ar os conteúdos sobre a importância histórica dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara e um guia de viagem com dicas para organizar as férias, incluindo as atrações de Petrolina e Juazeiro. Um guia somente sobre Petrolina também foi publicado, assim como uma reportagem sobre as vinícolas do Vale do São Francisco.

O site planeja levar seus leitores para Petrolina, unindo o Origens BR com outro projeto, o Expedição 360, em que os jornalistas do 360meridianos viajam junto com o seu público. “A ideia é montar uma viagem que inclua dois dias em Petrolina e arredores, antes de seguirmos para a Serra da Capivara. O roteiro tem tudo a ver com nossa proposta, que é estimular viagens diferentes, de turismo sustentável e de base comunitária“, conclui Sette Câmara.

Anterior Proxima Página inicial