Pernambuco planeja parcerias com Israel

 As áreas de recursos hídricos e segurança pública, dois pontos essenciais nas políticas públicas do estado de Pernambuco, podem ganhar reforço de Israel. O embaixador Yossi Avraham Shelley foi recebido ontem (14) pelo governador Paulo Câmara (PSB) para cooperações técnica e de recursos. Israel tem disponíveis US$ 10 milhões para projetos a serem apresentados pelos estados brasileiros.

Os israelenses têm expertise na dessalinização da água do mar, mas a maior carência hídrica de Pernambuco fica no Agreste. “Seria um problema fazer 500 km de tubulação para levar água do mar para essas regiões. São necessárias outras soluções que precisam ser discutidas junto com a equipe técnica. Já há tecnologia de captação de água do ar e de bombear dos aquíferos. Também é possível reaproveitar a água de esgoto para determinadas atividades. Em Israel, 80% da água de esgoto são tratadas para atividades que não necessitam de água muito limpa”, revelou Yossi Shelley.

O embaixador ficou surpreso quando foi informado que o estado já dispõe de tecnologia de dessalinização desde 2004, quando o processo se tornou política pública nacional com o Programa Água Doce (PAD) para comunidades de baixa renda. Paulo Câmara viajará para Brasília na próxima terça-feira (19), quando participará da reunião dos governadores com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na mesma viagem, vai devolver a visita ao embaixador de Israel e levará ideias e projetos já disponíveis nessas duas áreas.

Segurança pública

O investimento na segurança pública é outro ponto que o estado poderá se beneficiar com uma cooperação. Segundo Shelley, Israel é referência mundial em tecnologia de segurança. O embaixador destacou o uso de software, câmeras inteligentes, inteligência artificial e drones. “Eu convidei o governador e os secretários para que a delegação possa ver de perto e ter o conhecimento de como essas tecnologias são aplicadas em Israel. Mas o primeiro passo para o casamento é conhecer o parceiro”, destacou. (Fonte: Diario de PE)

Anterior Proxima Página inicial