.

.

.

.

.

.

Cultura nordestina é destaque da exposição Expo Sertão em Petrolina

 Cerca de 350 crianças com idades entre 7 e 10 anos movimentaram Petrolina – PE na manhã e tarde desta terça-feira (20) com a mostra cultural Expo Sertão. O evento, que reuniu um grande acervo com peças do folclore, artesanato, literatura, música e a culinária regional, surpreendeu o público com a desenvoltura e o conhecimento apresentados pelos alunos do 2º ao 5º anos do Fundamental I (Anos Iniciais) do Plenus Junior.
 
Distribuída nas salas de aula e no pátio da escola, a Expo Sertão começou às 9h da manhã ao som da sanfona, triângulo e zabumba, saudando a chegada dos familiares e convidados dos alunos/expositores. Em cada um dos espaços os trabalhos interdisciplinares eram apresentados com riqueza de detalhes.
 
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental da escola, Claudia de Souza, a exposição completa um trabalho realizado ao longo de todo o semestre. “Fizemos várias atividades, desde visitas à espaços culturais e pontos turísticos, além de trabalhos escolares a partir da obra de nomes importantes da cultura nordestina, a exemplo de Raquel de Queiroz, Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga”, destacou.
 
Segundo Maurício Maniçoba, empresário e pai de uma aluna/expositora, a Expo Sertão foi um verdadeiro mergulho cultural nas raízes nordestinas. “Além de expor com beleza aspectos dos saberes da nossa gente tivemos também a oportunidade de provar iguarias como o Refogado de Palma, a Geleia da Flor do Mandacaru e o Biscoito de Povilho do Xique Xique. Todas plantas do nosso bioma Caatinga”, lembrou.
 
Para a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, a escolha do tema desse ano foi muito feliz e oportuna. “Buscamos sempre incentivar e fortalecer em nossos alunos o sentimento de pertencimento e amor à nossa terra. E é resgatando as raízes, valorizando os costumes e tradições que crescemos mais em identidade cultural e como seres criativos”, concluiu. A Expo Sertão permaneceu aberta à visitação do público até às 17h.

Anterior Proxima Página inicial