.

.

.

.

.

.

Câmara de Vereadores de Jatobá-PE sedia audiência pública sobre desintrusão da terra indígena Pankararu

 Por meio da Procuradoria da República em Serra Talhada, o Ministério Público Federal (MPF) realiza na manhã dessa quinta-feira, 22, uma audiência pública para tratar da desintrusão da terra indígena Pankararu no perímetro dos municípios de Jatobá, Tacaratu e Petrolândia, em Pernambuco. O debate acontecerá na Câmara de Vereadores de Jatobá, a partir das 9h30, presidido pela procuradora Maria Beatriz Ribeiro Gonçalves.
Foram convidadas lideranças indígenas, posseiros e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Defensoria Pública da União, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Secretaria de Articulação da Presidência da República, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Justiça Federal, entre outros órgãos.
O processo de desocupação da terra indígena Pankararu vem gerando conflitos na região e tem sido acompanhado pelo MPF. Em junho deste ano, o TRF5 concedeu a reintegração de posse aos índios, em processo que tramitava desde 1993. As forças policiais começaram a remover algumas famílias em setembro, numa ação bastante tumultuada. No final de outubro, incêndios destruíram a unidade de saúde e a escola da comunidade indígena Bem Querer de Baixo. O MPF pediu que a Polícia Federal abrisse inquérito para investigar o incidente.

Anterior Proxima Página inicial