.

.

.

.

.

.

Mobilização ecológica em prol do Rio São Francisco ganha repercussão nacional

A mobilização ecológica de estudantes, professores, atletas e banhistas para limpar o Rio São Francisco deu o que falar nesta quinta-feira (4). O assunto repercutiu nacionalmente nos Programa ‘Bem Estar’, ‘Jornal das Dez’ da Globo News, além do ‘Bom Dia Pernambuco’, os quais destacaram a ação realizada na Ilha do Fogo, que recolheu 200 kg de lixo nas margens e no fundo do rio. O movimento homenageou o Dia Mundial da Natureza e marcou também os 517 anos de descobrimento do Rio São Francisco.

Na cobertura, os jornalísticos exibiram a coleta de 20 sacos de plásticos, metais, vidros e outros resíduos, feito por 200 voluntários mobilizados pelo Programa Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os trabalhos começaram às 8h, com uma trilha ecológica, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e prosseguiu na ilha, com o mutirão em terra e a remada saudável do Grupo de Paracanoagem da Univasf, Corpo dos Bombeiros-PE e Associação Petrolinense de Atletismo (APA).
“A ação de hoje se soma a outros eventos que já realizamos anteriormente e faz parte de um projeto maior, em que levamos às escolas e comunidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) atividades de Educação Ambiental, como produção de hortas agroecológicas, visitas técnicas, arborização, oficinas de reciclagem, dentre outras temáticas“, explicou o coordenador da mobilização, Paulo Ramos, que é professor da Univasf.

O acadêmico disse estar satisfeito com a importância dada pelos meios de comunicação à temática ambiental. Ele lembrou que, além da imprensa nacional, os blogs, portais e emissoras de rádios da região “abraçaram a causa”. “Isso demonstra que está havendo uma maior compreensão por parte das pessoas sobre os impactos causados pela diminuição das águas do Rio São Francisco, poluição e degradação das nossas matas ciliares“. A mobilização socioambiental também contou com a parceria do IF Sertão-PE, escolas da educação básica, Unimed Vale do São Francisco e a empresa de ônibus Joalina. As informações são da assessoria do PEV.


Anterior Proxima Página inicial