.

.

.

.

.

.

COMEÇOU A MOSTRA DE CINEMA POESIA NA TELA EM TABIRA, SERTÃO PERNAMBUCANO

 Estudantes da rede pública de Tabira já estão aproveitando a programação da 4ª Mostra de Cinema Poesia na Tela que começou hoje e segue até a próxima sexta (26). A mostra itinerante levou quatro filmes para os alunos da Escola Municipal Cônego Luis Munis. Já na Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcante está acontecendo a oficina “Documentando”, com Marlom Meirelles. A oficina vai levar para os alunos análise de filmes, reflexões teóricas e exercícios práticos. O objetivo é estimular o olhar do aluno para a leitura e para a realização de obras documentais.
            A partir de quarta-feira (24) começam as outras atividades do evento que terá um longa-metragem, 39 curtas e 3 vídeoclipes, que serão exibidos em momentos de homenagens e nas mostras Criancine (filmes infantis), História Nossa (registros históricos), Poesia na Tela (filmes inspirados em poesia) e Pernambucana (autores de Pernambuco).
A 4ª Mostra faz homenagens a duas artistas: Katia Mesel, cineasta premiada que comemora 50 anos de carreira, que fará uma aula especial e vai estar presente na exibição de seus filmes; e Carmem Pedrosa, poetisa que nasceu na Zona Rural de Tabira e terá uma homenagem póstuma com a exibição de um documentário que conta um pouco de sua trajetória.
Hoje e amanhã, a programação será com oficinas e a mostra itinerante. Na quarta, começa a exibição de filmes em praça pública com as mostras Criancine, Poesia na Tela e Pernambucana, na Praça Gonçalo Gomes, a partir das 18h30. Terá a abertura da Exposição de Arte Digital “Pelos Sertões dos Poetas”, de Marcos Pê, às 19h30. Quinze minutos depois, será realizada uma homenagem a Carmem Pedrosa, com a exibição do documentário “O Globo Ativo”. Em seis minutos, Zé Ivan Dias fala sobre a vida da poetisa tabirense através de depoimentos de amigos e parentes. O último filme a ser exibido na quarta é o único longa do evento, “Onildo Almeida: Groove Man”, de Hélder Lopes e Cláudio Bezerra, documentário de 70 minutos sobre o compositor da música “A Feira de Caruaru” e tantos outros sucessos.
Atração Musical é o diferencial da programação da quinta (25). A partir das 21h30, na praça Gonçalo Gomes, apresentam-se Recital Feminino APPTA de Tabira/PE, a Orquestra Sanfônica Puxa o Fole, de Santa Terezinha/PE, e Radiola Serra Alta, de Triunfo/PE.
No último dia da Mostra de Cinema Poesia na Tela, sexta (26), a programação tem mostra itinerante e oficina nas escolas. Na Câmara de Vereadores de Tabira, a partir das 9h, tem a Master Class “Documentário – Um Certo Olhar Sobre o Real”, com Katia Mesel. À tarde, a partir das 14h, roda de diálogo “O Cinema e a Poesia Como Representação da Memória dos Territórios”, com Isabelly Moreira, Graciela Guarani, Genildo Santana e Kennel Rógis e mediação de Priscila Urpia. À noite, na praça Gonçalo Gomes, tem sessão videoclipe com três trabalhos, sessão especial com exibição de dois filmes de Katia Mesel e atração musical, a partir das 22h, com Recital Feminino APPTA de Tabira/PE e Ágda Moura, de Santa Cruz do Capibaribe/PE.

Anterior Proxima Página inicial