Vale do Pajeú tem oito municípios no Mapa do Turismo, Carnaíba fica fora da lista!

 O Sertão do Pajeú aparece com oito municípios na lista do Mapa do Turismo 2019-2021. A nova composição foi divulgada pelo Ministério do Turismo.
Na categoria Cangaço e Lampião, integram o mapa os municípios de Flores, Serra Talhada e Triunfo. Já na categoria Território da Poesia e da Cantoria, estão Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Itapetim, São José do Egito e Tabira.

O municipio de Carnaíba, terra do compositor Zé Dantas, maior parceiros das gravações do Rei do Baião Luiz Gonzaga, ficou de fora da lista. A cidade ainda é conhecida regionalmente como a terra da música e em seu território soma-se a fantástica Serra da Matinha, onde existe pinturas rupestres e uma enorme composição que poderia se tornar área de turismo.

Na região do Caroá, existe a arte do pífano, da dança de coco e do reisado. Na cidade, foi criado o Museu Zé Dantas, próximo de onde existe a Escola de musica Maestro Israel Gomes e o Conservatório de Musica Petronilo Malaquias.
Entre os critérios necessários para inserção no mapa, estão a destinação anual de recursos orçamentários para o setor, a constituição ou reativação dos conselhos de turismo municipais, ter no mínimo um equipamento formalizado no Cadastur e comprovar que está em uma instância de governança.
Os municípios incluídos no mapa poderão ter subsidiada a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Anterior Proxima Página inicial