Prefeitos ligados ao Cimpajeú, discutem soluções para o SAMU e lixões

 Prefeitos ligados ao Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ estiveram reunidos na última sexta-feira (30), na sede da entidade, no município de Afogados da Ingazeira-PE.
Entre as discussões; aterro sanitário e o SAMU – os dois temas tem sido atualmente, o grande desafio dos gestores não só da região, como também, de todo o território nacional.
Quanto ao aterro sanitário, Manuca que preside Consórcio fez um relato das visitas que realizou em outros estados, para conhecer as usinas de tratamento de lixo em funcionamento e externou preocupação, quanto ao prazo (90 dias), dado pela Corte de Contas de Pernambuco, para que os municípios façam o descarte correto do lixo, além das multas que estão sendo aplicadas pelos órgãos de controle ambiental.
Na região do Pajeú, por exemplo, os municípios não dispõem de recurso financeiro para construir o equipamento e o local mais próximo para socorrer os gestores e atender a pauta ambiental é o aterro sanitário da cidade de Salgueiro – Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, já estão seguindo a rota e os outros mais distantes?
Outro tema que vem se arrastando é o funcionamento do SAMU. Uma central de regulação foi instalada em Serra Talhada, que está ligada a mais 35 cidades. Prefeitos não colocaram o serviço pra funcionar, pois temem que Ministério da Saúde não cumpra com os 50% previsto em repasse financeiro para o pleno funcionamento do serviço.  
Preocupados com o novo prazo (90 dias), dado pelo Ministério Saúde, o Secretário Executivo de Saúde de Serra Talhada, Aron Lourenço e o Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim fizeram um estudo de viabilidade financeira e operacional, para que o Cimpajeú gerencie o serviço, através de contrato de rateio, juntos aos municípios consorciados.
O caminho apontado por Aron e Artur foi aceito pelos os gestores. Coube a Associação Municipalista de Pernambuco articular uma reunião com os gestores dos municípios que não são ligados ao Cimpajeú, para enfim baterem o martelo quanto ao funcionamento do SAMU, via consórcio.
O encontro deverá acontecer em Serra Talhada, na próxima segunda-feira (09).
Junior Campos


Anterior Proxima Página inicial