Filme itapetinense “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” vence mais um festival internacional

 Depois de vencer o Indo-Global Film Festival 2019, tradicional festival internacional de cinema de Mumbai, na Índia, na categoria “Melhor Edição”, o filme “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” dirigido pelo jornalista itapetinense Jefferson Sousa venceu mais um festival internacional.
Dessa vez o documentário ganhou o prêmio de “Melhor Roteiro” no Viva Festival realizado na Bósnia & Herzegovina. A exibição aconteceu na última sexta-feira (20), sendo o único trabalho audiovisual brasileiro na competição cinematográfica.
O poeta analfabeto  numa revista de cinema da Bósnia.
O filme retrata Leonardo Bastião, de 74 anos, residente na zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. Bastião não lê e nem escreve, mas tem um dom inexplicável para fazer poesias metrificadas e improvisadas, despertando a curiosidade de estudiosos da cultura popular.
Os versos de improviso de Leonardo ganharam milhares de visualizações nas redes sociais. Recentemente o poeta teve um livro publicado por amigos e admiradores.
O filme continua rodando o mundo com exibições em diversos países. No próximo sábado (28) será a vez de Itapetim, terra natal de Leonardo, ser agraciada com o documentário, que está levando a cultura do Pajeú para diferentes lugares do planeta. A estreia no Ventre imortal da poesia acontece às 19h na Praça João Arcanjo, dentro da programação da VII edição do Domingo Cultural.
Por João Paulo – reporterdosertao.com

Anterior Proxima Página inicial