Com homenagem a Lia de Itamaracá, Festival Agosto Cultural 2019 promete ficar na história de São Lourenço da Mata

Com uma estrutura maior, um polo inédito e expectativa de receber 35 mil pessoas a mais por dia do que no ano de estreia, o Festival Agosto Cultural (FAC) 2019 promete ficar na história de São Lourenço da Mata. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de agosto, tem como principal objetivo valorizar a cultura popular do município, de Pernambuco e do Nordeste.

Longe se prender a padrões, o Festival Agosto Cultural - integrado aos festejos de São Lourenço Mártir, padroeiro de São Lourenço -, faz questão de contemplar diversas expressões culturais, como o forró, o brega, o maracatu, afoxé, coco, encontro de ursos, mpb, frevo, jovem guarda e ciranda. A grande homenageada desta edição, inclusive, é a cantora Lia de Itamaracá, que há 75 anos dança e encanta com sorrisos, simplicidade e resistência.

Para o secretário municipal de Cultura, Esportes Juventude, Jairo Chaves, a homenagem não poderia ser mais justa. “Através da ciranda, Lia mostra a riqueza cultural deste ritmo para o mundo. Então vimos uma oportunidade de celebrar esta pessoa, esta mulher que faz cultura e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao ritmo e mostrar o quanto ele é importante para as nossas tradições”, pontuou.

As homenagens a Lia de Itamaracá - que também dará nome ao maior palco do evento -, estão concentradas no dia 9 de agosto. Às 15h, ela irá participar de uma sessão solene na Câmara de Vereadores, onde irá receber o título de Cidadã São Lourensense. Na ocasião, os alunos vencedores do concurso municipal Lia e Ciranda, que irão participar de oficinas, também serão premiados. Grupos de cirandeiras de todo o estado irão prestigiar a artista. Em seguida, às 17h, Lia irá se apresentar no Polo Cultura Popular, em uma grande ciranda.

Além da cirandeira Lia de Itamaracá, serão homenageadas no FAC 2019 a Quadrilha Junina Zé Matuto, campeã, em 2014, do Festival de Quadrilhas Juninas de Pernambuco. Mais de 20 atrações foram confirmadas para a festa, incluindo os cantores Dorgival Dantas, Benil e as cantoras Cristina Amaral, Eduarda Alves, Michelle Melo e Priscilla Sena (A Musa). As duas últimas se apresentam na II Noite do Brega, que foi um sucesso de público na primeira edição do FAC e será repetida neste ano como uma homenagem à conquista do brega como patrimônio cultural de Pernambuco.

Outro destaque na programação será o encontro do Homem da Meia da Noite com a Orquestra 10 de Agosto, tradicional há 100 anos em São Lourenço da Mata, às 5h do dia 10 de agosto. “Iremos inovar e promover um intercâmbio cultural com a cidade de Olinda. Os dois grupos culturais tocarão juntos com toda agremiação, passistas de frevo e clarins. Com certeza será um momento de muita celebração para a cultura popular do nosso estado”, comentou Jairo Chaves.

Polos

O Festival Agosto Cultural 2019 irá contar com cinco polos de animação, um a mais do que ano passado. A novidade é o Polo Infantil, que será montado na Praça do Canhão e funcionará no período diurno, promovendo, além de shows infantis, apresentações de circo e oficinas de arte, dança e circo. “É um festival que realmente celebra a cultura, independente da forma como ela se expressa. A grande meta da Secretaria é fazer com que as nossas raízes e tradições não sejam esquecidas, já que são nossa maior riqueza”, comentou o secretário Jairo Chaves.

Além do polo infantil, outros quatro serão montados pelo município de São Lourenço da Mata durante o evento: Polo Lia de Itamaracá (principal); Polo de Cultura Popular (palco da Praça do Canhão), Polo Alto da Igreja (palco na Praça da Igreja Matriz), onde acontece a missa, procissão e louvores cristãos, e o Polo Gastronômico (palco da Praça de Alimentação). “No Polo Gastronômico  há todo um comércio de ambulantes que se instalam e, através do evento, conseguem gerar renda”, explicou Jairo Chaves. Iniciativa parecida ocorre no Polo Cultura Popular, com uma feira que irá reunir mais de 50 artesãos locais. Movimentar a economia, gerando oportunidades e fortalecendo o turismo da cidade também são, portanto, objetivos primordiais do FAC 2019.

Com uma expectativa de receber mais de 50 mil pessoas por dia de de evento, incluindo moradores do município, músicos, artistas, agentes culturais, formadores de opinião e o público em geral de Pernambuco, Nordeste e de todo o Brasil, o FAC 2019 tem a missão de resgatar o artista popular e, consequentemente, promover uma vitrine deste segmento cultural.

Histórico do FAC

A Festa de São Lourenço Mártir completa 398 anos em 2019. O evento é conhecido por contar com missas e procissões em homenagem ao santo, além de shows e festas. No ano passado, a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de São Lourenço da Mata resolveu reinventar e dar um novo nome ao evento, antigamente chamado de Festa de Agosto, criando, assim o Festival Agosto Cultural, com o principal objetivo de promover um resgate da cultural local.

Alguns dos destaques da programação do FAC 2018 foram o cantor Gabriel Diniz,  Mano Walter, Banda Sedutora, Cristina Amaral, Michelle Melo, Caju e Castanha e Dudu do Acordeon. Os homenageados da primeira edição do FAC foram Luiz do Urso, fundador da agremiação Urso Branco Cangaçá, nomeado interesse cultural e social do município, o maestro, violinista e compositor Henrique Annes e o escultor Abelardo da Hora.

Anterior Proxima Página inicial