COLUNA DO SÁBADO

 Estátua de Lampião em Serra:
As várias opiniões sobre a figura de Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", foram bem ilustradas pela música Fim da História, do músico baiano Gilberto Gil: "Lampião sim, Lampião não, Lampião talvez/ Lampião faz bem, Lampião dói...", diz um trecho.
Segundo Gil, a letra foi uma resposta a um artigo do filósofo nipo-estadunidense Francis Fukuyama, que naquela época havia ficado mundialmente famoso por sugerir que a queda do Muro de Berlim, em 1989, significava o "fim da história" e a vitória definitiva do capitalismo liderado pelos Estados Unidos.
Uma cidade de nome Serra Talhada no interior de Pernambuco, no entanto, oferecia, para Gil, o contraponto perfeito ao argumento de Fukuyama. Em 1991, quando Gil ainda trabalhava naquela canção, o município de Serra Talhada, a 407 quilômetros de Recife (PE), mergulhou numa discussão exaltada sobre Lampião, que nascera ali no final do século 19.
Uma fundação local queria erguer uma estátua do cangaceiro numa área pública do município, mas as famílias mais tradicionais da cidade rejeitavam a ideia. Para tentar resolver o embate, a prefeitura decidiu promover uma consulta pública para que a população decidisse sobre ela ("Passaram-se os anos, eis que um plebiscito/ Ressuscita o mito que não se destrói…"). O monumento venceu nas urnas. 
Quase trinta anos depois - novamente rejeitando o "fim da história", diria Gil - e mesmo em um momento diferente, Serra Talhada tende a se dividir outra vez em torno do mesmo assunto: uma fundação instalou neste ano três estátuas em uma área próxima ao centro da cidade: uma de Lampião, outra de sua esposa, Maria Gomes de Oliveira, a "Maria Bonita", e uma terceira de um dos seus soldados mais próximos, Isaías Vieira dos Santos, o "Zabelê" ("Sempre o pirão de farinha da História/ E a farinha e o moinho do tempo que mói...").
 Mídia comprada:
Infelizmente no Brasil, a Rede Globo de Televisão continua fazendo história se intitulando manipuladora e incentivando até emissoras de rádios de pequenas cidades do interior a seguir o mesmo caminho. Mesmo que a emissora em si tente ser imparcial, há um ou outro comunicador que se deixa levar pela famigerada sedução da politicagem de coronéis ainda existentes na região. São aqueles comunicadores que o bom é quem lhe paga, seja pouco ou seja muito, o politico que não entra no esquema sem liberar verbas para tal programa ou tal emissora passa a ser ruim perseguido, massacrado em sua programação. Ai da pessoa que discordar das ideológicas fulas de certos comunicadores que para ter seu conforto e seu bom dinheirinho no fim do mês é capaz de focar inverdades para agradar aquele que lhe joga a migalha no final do mês, dinheiro tirado do bolso do povo.
 Pajeú abandonado
Quantas histórias aconteceram no Rio Pajeú? Quantas composições inspiraram grandes artistas descrever o Rio Pajeú em suas canções? Os atuais governantes deram um xeque-mate ajudando no falecimento do Rio que inicia-se em Brejinho percorrendo várias cidades do Vale, cortando cidades como Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores e Serra Talhada, despejando suas águas no Rio São Francisco e de lá, bater no meio do mar!

Em Carnaíba, grande área é cercada, matos invadiram o leito, assim como esgoto é jogado dentro da margem. Cadê a Marinha que não ver isso?
 Incentivo ao esporte de Brejinho:
A Prefeita Tânia Maria, deu incio na noite desta sexta feira 26, ao 5º Campeonato Municipal de Futsal, competição que há 20 anos não acontecia no município. A prefeita que está em seu primeiro mandato tem incentivado bastante o esporte em Brejinho, principalmente na modalidade de futebol de salão. A competição vai perdurar pelos próximos meses. Parabéns!

 Conquistando eleitor:
Quem vem conquistando um grande eleitorado na cidade de Afogados da Ingazeira é o vereador e pré candidato a prefeito Zé Negão. Reeleito vereador em 2016 com 962 votos, cerca de 4,71% do eleitorado, ocupando a oitava colocação, Zé Negão cresce como pré candidato a prefeito. Até eleitores que eram fiéis ao atual gestor José Patriota já abraçam a causa de Zé Negão, basta andar no município para se tirar as provas dos nove.

 Na Internet:
A Rádio Quixaba FM, da Associação Comunitária de Quixaba-PE, voltou a ter sua programação transmitida pela internet através do site www.quixabafm.com.br com uma programação e qualidade excelente. Os serviços são prestados e desenvolvidos por Diogo Sertão. A emissora é administrada por Gilmar Justino e tem uma grande audiência na cidade.

 Show de Prêmios no Avistão!!!
O Avistão Supermercado com matriz na cidade de Carnaíba e filiais em Iguaraci e Sertânia, fará uma grande distribuição de prêmios para seus clientes! Serão seis motocicletas Fan Start 160 cc e um carro 0Km, somando quase 100.000,00 (Cem mil reais em prêmios). O sorteio acontece em Março de 2020 e para concorrer, basta fazer suas compras no Avistão Supermercados.

 Barragem do Chinelo:
Em Carnaíba não foi somente o Rio Pajeu que foi abandonado, esquecido pelo poder público. A Barragem do Chinelo que abasteceu a cidade por quase 40 anos também está ao Deus-dará! Aterrada, sem manutenção e o mato invadindo toda a margem. Em 2014 foram liberados o valor de R$ 174.000,00 (Cento e setenta e quatro mil reais) para manutenção do local, mas apenas duas caçambas de brita foram espalhadas na parede que também teve um roço executado. A prefeitura diz que a responsabilidade é do governo do estado e da Compesa, mas se o governo municipal é aliado do governo do estado, porque não se unem e salvam a barragem?
Socorro na PE 320:
As estradas sertanejas viraram um tormento para quem trafega pela região, especialmente no Pajeú.
A PE-320 principal estrada que corta o sertão do Pajeú está tomada por buracos, principalmente entre Tabira passando por Afogados da Ingazeira, Carnaíba até Flores, onde o programa Caminhos de Pernambuco ainda não chegou.

Anterior Proxima Página inicial