COLUNA DE SÁBADO

 Será que sai? Duvido!
O prazo para entrega de uma nova Agência do Banco do Brasil em Carnaíba se aproxima. Pela matemática faltam apenas dois meses como foi garantido pelo prefeito Anchieta Patriota (PSB), mas até agora não se ver nenhuma obra em andamento que identifique a construção do prédio.
No dia 14 de Março deste ano, o prefeito  confirmou que esteve reunido com o Superintendente Regional do Banco do Brasil, Eliézio Ferreira, e com o Gerente Jaílson Nogueira. O resultado do encontro é que o Banco do Brasil deveria voltar a funcionar na cidade, no prazo especulado  de pelo menos 6 meses, que no caso se completa em Setembro. O BB interrompeu suas atividades no município desde que a agencia foi explodida por marginais no dia 02 de fevereiro de 2018.A

 prefeitura e o banco teriam fechado uma permuta. O banco escolheria uma área pertencente ao município, enquanto que no local aonde funcionava a antiga agencia [que está limpa] o governo deverá construir algum equipamento (especula-se que uma praça).


Ta feio:
Em Carnaíba a situação dos toldos de barracas dos feirantes que foram padronizadas pela prefeitura através da Secretaria de Agricultura do município não sai bem nas fotos. Totalmente destruídas sem nenhuma fiscalização da prefeitura e manutenção dos usuários as barracas parecem mais lona de circo velho falido, o que deixa ainda mais precária a estética da feira livre da terra de Zé Dantas.

Ainda pra variar, a feira que só acontece nos dias de sábado, tem as barracas montadas a partir do meio dia da sexta feira na Rua Saturnino Bezerra, uma das principais vias de trafego do centro da cidade, interrompendo o transito e causando transtornos aos motoristas que precisam circular pela cidade, principalmente de veículos de grande porte como caminhões e ônibus.

 O Escanteio de Cícero Moizes em Flores:
Depois de ter colaborado com os  6.914 votos para o atual prefeito de Flores Marconi Martins Santana, o equivalente a 51,97% do eleitorado, derrotando a então prefeita Soraya Moryoka nas eleições de 2016 por uma diferença de apenas 544 votos, o atual vice prefeito Cícero Moizes dos Santos, residente no Distrito de Fátima, deverá ser escanteado pelo prefeito nas eleições do ano que vem.

Cícero Moizes que tem a profissão de agricultor chegou a governar o município por 18 dias enquanto o gestor realizou uma viagem no mês de Janeiro deste ano, mas não vai disputar a reeleição na chapa encabeçada por Marconi que já planeja outro nome. Para consolo, Cicero Moizes deverá disputar uma vaga de vereador, o que pode não ter exito já que o Distrito de Fátima não comporta três vereadores, onde em média cinco disputam vaga.

 Mulher na Câmara de Afogados:
Afogados da Ingazeira é uma das cidades do Pajeú que não tem nenhuma representatividade feminina do Poder Legislativo do Município. Em outros municípios vizinhos como Ingazeira, Solidão e Quixaba, com número de eleitores bem menores que Afogados, mulheres tem vez e voz nas Câmaras. 

Faltando governabilidade estável do prefeito José Patriota (PSB), um grupo de oposição politica começa tomar força um ano antes das eleições, dentro do grupo aparece Cida Nicácio, mulher popular, feminista, de família popular e de visão próspera que já garantiu sua candidatura de vereadora nas eleições de 2020.
É uma excelente opção!

 Quero um galho forte!
O empresário Coco de Odálio (PDT) pode ser o candidato da sucessão do prefeito de Tavares Ailton Suassuna (MDB). Recém chegado ao grupo situacionista, o empresário que era líder da oposição não guarda segredo e internamente trabalha para ser o nome escolhido pelo prefeito Ailton Suassuna de quem foi adversário ferrenho nas eleições de 2016.
A votação obtida naquele ano, quando disputou a prefeitura contra Suassuna, o cacifa na disputa. Coco de Odálio obteve nas urnas 48.06%, ou seja, 4.149 votos, enquanto Ailton somou 4.484 votos, uma diferença de apenas 335 votos. Outros nomes estão inseridos no processo de discussão, como é o caso do atual vice-prefeito Luiz Poeta (MDB) e de Edvaldo, irmão de criação do prefeito.

Coco decepcionou no caso todo o seu eleitorado, pois sendo o candidato de Ailton não transfere os votos, mas seja quem for o candidato do atual gestor, será eleito.
 Inscrições do Conselho Tutelar de Carnaíba:
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Carnaíba está com inscrições abertas até o dia 31 de julho, para candidatos a Conselheiros Tutelares. Os interessados devem procurar a sede do CREAS, localizado na Rua Mário Melo, de segunda a sexta-feira das 08h às 13h. O processo de escolha acontecerá por meio de eleições unificadas em todo o Brasil, no dia 6 de outubro.
O Conselho Tutelar é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme disposição constante no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Carnaíba, hoje o Conselho é ocupado por Solange Medeiros, Neovanda Gabriel, Nanan, Neném Bazia e Márcia.
 Aniversariou:
Quem completou data nova esta semana, foi José Francisco Filho, o Didi da Felicidade, uma das figuras mais importantes da história da politica carnaibana. Casado com Ione Francisco e pai de seis filho, Didi completou na ultima quinta feira 11, seus vividos 71 anos de idade.

Nasceu no sitio Laje Velha, hoje município de Flores em 11 de Julho do ano de 1948. Filho do comerciante de algodão José Francisco de Souza (Seu Dezinho) e de  Dona Anunciada.

Didi dedicou parte da sua vida ao município até os dias de hoje. Ficou na história da politica Carnaíba após a seca do ano de 1993 quando trazia carretas com cargas de alimentos para serem distribuídos gratuitamente para população. Na época Didi não fez a doação somente para quem era de Carnaíba e atendeu os flagelados que vinham de toda região, inclusive da Paraíba em busca de alimento. 
 Politica no sangue e na história:
Falando em Didi da Felicidade, que não quer mais disputar nenhum cargo politico na terra de Zé Dantas, quem vem se destacando como postulante ao cargo de vereador é o seu filho n° 3, Matheus Francisco, que já participa diretamente de atos políticos no município.

É um jovem popular, carismático e querido até mesmo pelos adversários políticos de seu pai. Matheus é filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro -PTB e já recebeu o aval de todos os membros do grupo de oposição para disputar a vaga de vereador em 2020. Não há dúvidas de que será eleito!

 Dor de cabeça para Zeinha em Iguaraci.
Uma Auditoria Especial realizada na Prefeitura Municipal de Iguaracy no exercício financeiro de 2018, objetivando analisar possíveis irregularidades no destino final dos resíduos sólidos urbanos do município, veio dá uma dor de cabeça para o prefeito José Torres Lopes Filho (Zeinha Torres).
 A Primeira Câmara, no julgamento que ocorreu na manhã de quinta (11), à unanimidade, DETERMINOU que o atual gestor de Iguaracy, ou quem vier a sucedê-lo, adote a medida a seguir relacionada, a partir da data de publicação da decisão, sob pena da aplicação de todas as sanções previstas na Lei Orgânica deste TCE que determina que no prazo de 90 (noventa) dias, elabore e apresente plano de ação visando à adequação da destinação dos resíduos sólidos urbanos e eliminação da deposição dos resíduos nos chamados “lixões”. O alerta também foi feito à prefeitura de Carnaíba.
 Tô dentro!
Boatos afirmam que Sandryno Ferraz, o Caceteiro das Vaquejadas, será a principal atração das festividades do padroeiro São João Maria Vianney, no dia 03 de Agosto em Carnaíba.

Sandryno que faz um espetacular show transmitindo energia positiva e alegria ao público deverá fazer seu show na Praça de Eventos Milton Bezerra das Chagas a partir das 23h30 do domingo 03 quando será seguido de feriado municipal no dia 04.

A Banda Forró Deu Bom deverá ser a atração de abertura do show de Sandryno.

 Chácara Vitóriah ao som de vaquejada
Neste sábado 13, o espaço da Chácara Vitóriah, em Afogados da Ingazeira será regado ao som dedicado a vaqueirama amiga.

Ás 22h00 se apresenta o talentoso jovem Walison Ferreira, popular Walison Vaqueiro, da cidade de Sertânia. Logo após sobe ao palco o cantor Nico Batista. Mulher tem entrada gratuita!

A Chácara Vitóriah fica localizada à margem da Rodovia Estadual PE 292 na saída para a cidade de Iguaraci, a menos de 03 Km do centro de Afogados.

 Final do Quixabense
Acontece neste domingo 14, no Estádio Municipal José Miguel dos Santos, em Quixaba, a grande final do 2º Campeonato Quixabense de Futebol promovido pela prefeitura municipal através do setor de cultura e esportes do município.

Se enfrentam o São Caetano da Borborema e o Santa Cruz que busca o título de Bi-campeão. O jogo da final acontece a partir das 15h00, mas antes haverá a disputa da terceira colocação entre as equipes do Salão Unissex e São Paulo dos Pereiros.

 Cobrou e conquistou!
Através de Requerimento de n° 177 do dia 8 de Setembro de 2017, o vereador Irmão Adilson conseguiu através da Secretaria de Saúde de Carnaíba, um veículo para beneficiar a população do Povoado de Novo Pernambuco e região, esse carro trará mais conforto e atenção na saúde para os moradores da comunidade.

Vendo a necessidade e a distância do referido povoado da sede, o parlamentar cobrou da gestão municipal a aquisição de um veiculo para atender principalmente pessoas que precisam de atendimento médico.
-"Fiz esse pedido em 2017 por se tratar de uma região bastante carente e longe da sede do município, este pedido que é feito por mim, é um pedido da população do Novo Pernambuco e da região. Estava certo que seria atendido e agradeço junto à população", disse o vereador Irmão Adilson que concluiu; - pedido feito, serviço executado, Deus abençoe a todos nós!
 Reforma da Previdência
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, por 379 votos a 131, o texto-base da reforma da Previdência (PEC 6/19). Agora os parlamentares começarão a votar os destaques apresentados à proposta.

Os destaques podem ser de emenda ou de texto. Para aprovar uma emenda, seus apoiadores precisam de 308 votos favoráveis. No caso do texto separado para votação à parte, aqueles que pretendem incluí-lo novamente na redação final da PEC é que precisam garantir esse quórum favorável ao trecho destacado.

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que apresenta novas regras para aposentadoria e pensões.


Anterior Proxima Página inicial