Alunos de Petrolina visitam vinícola e conferem roteiro enoturístico

 Com duas safras e meia de uva de mesa por ano, as vitivinícolas do Vale do São Francisco são as mais produtivas do Brasil. Em Lagoa Grande, a Fazenda Rio Sol, a 60 km de Petrolina (PE), além de atrair turistas, tem se tornado um espaço de aprendizagem – principalmente para jovens estudantes. No último sábado (4), um grupo de 33 alunos do Colégio Plenus visitou a vinícola para uma aula de campo, com direito a palestra de produção, degustação de uva e brindes.

O coordenador da visita, professor Genivaldo Nascimento, explica que a aula in loco é parte do Projeto Zoom, que incentiva estudantes de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental a “conhecerem melhor a sua região”. Durante o passeio, eles também fizeram lanche, foram a uma plantação de uva, colheram cachos, estiveram na adega da Rio Sol e nas salas de processamento do vinho. 
 "Nosso objetivo foi mostrar na prática conteúdos relacionados à Ecologia, Geografia e a Ciências. Eles aprenderam que só a nossa região produz duas safras e meia de uva de mesa por ano, enquanto outras partes do país não conseguem, e entenderam quais fatores climáticos favorecem essa produtividade”, comenta Genivaldo.

Após a aula de campo, ressalta o educador, os alunos desenvolverão atividades em sala, exercitando os assuntos aprendidos.  Parte da grade curricular do Colégio Plenus, o Projeto Zoom já levou estudantes para Salvador - BA, Triunfo, Belmonte, Serra Talhada, em Pernambuco e Serra da Capivara, no Piauí, dentre outros roteiros do turismo pedagógico.

Anterior Proxima Página inicial