Peixe na Semana Santa: veja os cuidados na hora da compra

 Entramos na Semana Santa, época em que muitos seguem a tradição de não comer carne vermelha, período em que o consumo de peixe aumenta. Para garantir uma boa compra, preservando a saúde e garantindo a segurança alimentar, é preciso ficar atento a algumas características do pescado.
O coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Rafael Pinheiro, traz dicas importantes na hora da compra. “O consumidor deve ficar atento aos olhos, à textura, ao odor, à coloração, ao ambiente e as escamas devem estar brilhantes. É importante analisar o local que o produto está, um local em condições de higiene inadequadas deve ser cortado da sua lista de opções”, orientou.
Presença de aminoácidos, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo são algumas das propriedades nutricionais do peixe. “O peixe também é fonte de ácidos graxos como o ômega 3, presente em várias espécies, que auxilia no controle de níveis de triglicérides e colesterol, protegendo os sistemas cardiovascular e cerebral”, acrescentou o nutricionista.

O consumo de peixe nunca foi tão alto como nos últimos anos no Brasil. De acordo com Associação Brasileira de Piscicultura, o brasileiro come por ano aproximadamente 10 quilos da proteína.  “É muito bom perceber que a população tem optado por uma proteína animal tão saudável”, complementou Rafael.

Anterior Proxima Página inicial