Retrospectiva: Tião de Gaudêncio foi um dos prefeitos mais premiados do Pajeú em dois anos de gestão

 O então Servidor Público Sebastião Cabral Nunes, o Tião de Gaudêncio (PR), foi eleito em 2016 com 57,05% dos votos dos Quixabenses, um montante de 2.821 votos se tornando com o apoio do então prefeito José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, como o novo prefeito de Quixaba, no interior de Pernambuco ao lado do vice Fanca de Neves. Em apenas dois anos à frente do município, Tião de Gaudêncio se tornou um dos prefeito mais premiados no estado pela sua gestão atuante e eficaz.
Na foto acima, ao lado do Secretário de Educação Danilo Nunes e do Diretor da Escola Tomé Francisco da Silva, de Lagoa de Cruz, o gestor exibe o certificado de Primeiro Lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE).
 No dia 13 de Dezembro,  Prefeito Tião de Gaudêncio  esteve na  sede da Associação Municipalista de Pernambuco -AMUPE, na capital pernambucana para receber o Prêmio de 1º Lugar na Qualidade dos Gastos Públicos na Área de Atuação da SUDENE  (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) na categoria de cidades com até 20 mil habitantes.

Tanto o gestor foi premiado como também o município recebeu a placa de Destaque pelo indicador de Despesa Social Per Capita.

O objetivo da iniciativa é aliar ressaltar a importância da gestão fiscal eficiente como instrumento para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Segundo o diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudene, Antônio Ribeiro, reconhecer as boas práticas dentro deste contexto estimula os prefeitos a perseguirem bons resultados.
 Tiãozinho como é chamado pelos mais próximos, se tornou um dos prefeitos mais atuantes do Pajeú e se destaca na área de assistência social.

Em datas comemorativas, presenteia todas as mães do município, em especial às mães da zona rural, quando visita cada comunidade e em atos de confraternizações. A ação se repete na páscoa e as confraternizações natalinas, o tornando mais popular nos quatro cantos do município.
No inicio do mês de Dezembro, o Tribunal de Contas de Pernambuco atualizou  os dados da série histórica acerca da despesa total com pessoal (DTP) dos municípios pernambucanos. Sob a administração de Tião de Gaudêncio, Quixaba foi destaque também em Primeiro lugar com o percentual de 36,26% em situação favorável.  


 O gestor Quixabense, em 24 meses de sua gestão, nunca atrasou o pagamento dos servidores municipais, além dos aposentados, sempre pagando em dias e em outras ocasiões até pagando antecipados. Conseguiu efetuar o décimo terceiro salário do funcionalismo público municipal. 

Matematicamente, o ex tesoureiro soube controlar as contas do município, mesmo com as dificuldades que o os municípios vivenciam com a crise financeira do país.

Governa com tranquilidade tendo na Câmara de Vereadores a bancada com a maioria dos parlamentares e apenas dois adversários que sempre votam à favor dos projetos de autorias do executivo municipal.

 Já foi premiado pelo próprio governador Paulo Câmara na área de Educação, seu município é conhecido internacionalmente pelos anos consecutivos em primeiro lugar no IDEB, o  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
 Ao lado do deputado estadual Alberto Feitosa, do ex prefeito Zé Pretinho e do governador Paulo Câmara, recebeu prêmios pela sua eficiência à frente do município que mais cresce no interior de Pernambuco.

Anterior Proxima Página inicial