Juiz nascido em São José do Egito e radicado Paraibano publica livro em Portugal

 Obra publicada em Portugal aborda relações trabalhistas em Campina Grande com base em processos judiciais das décadas de 60 e 70.
O livro “Relações de trabalho no interior do Brasil”, de autoria do professor do curso de Direito da Unifacisa, Juiz Francisco de Assis Barbosa Júnior, foi publicado em Portugal e será distribuído em todo o continente europeu em breve. Segundo o docente, a obra aborda as relações de trabalho em Campina Grande a partir de processos judiciais das décadas de 60 e 70, sob as óticas do direito, da história e da sociologia.
“Esses processos traziam elementos suficientes para mostrar um mosaico dessas relações de trabalho em Campina Grande na época do regime militar. Ao resgatar os processos, pudemos fazer uma análise dessas histórias sob os mais diversos prismas, como direito, história e sociologia. A base bibliográfica traz autores desses três campos distintos, para enriquecer o debate interdisciplinar entre os temas” conta o professor.
Segundo Francisco, o tema é de grande interesse entre os leitores europeus. “É uma abordagem nova, algo que a editora ainda não possuía. A Europa gosta muito da questão interdisciplinar e da possibilidade de analisar o fato sob diversos olhares. É um grande prazer e uma enorme satisfação levar essas experiências para fora do País e principalmente para a Europa, pois é um lugar extremamente cultural e que se preocupa com a parte de preservação da memória e com o estudo do passado. Estou muito orgulhoso e tenho planos de publicar mais obras por lá”.
Membro do corpo docente do curso de Direito da Unifacisa, o professor ressalta que os temas abordados no livro são levados com frequência às discussões em sala de aula. “Trago as experiências por meio de pesquisas para trazer os alunos ao universo da relação do trabalho como um todo, sempre para enriquecer o conhecimento sobre o tema. Além disso, outras disciplinas também costumam trabalhar esses assuntos em sala de aula”, completa.
Dr. Francisco de Assis, nasceu em São José do Egito, filho da Itapetinense Cininha de Otaviano Correia e do ex Prefeito de Desterro-PB Assis Barbosa, mora em Campina Grande-PB e é juiz na 9ª vara do Trabalho de João Pessoa-PB. E está terminando o doutorado pela Universidade do Minho em Portugal.

Anterior Proxima Página inicial