.

.

.

.

.

.

Seminário aborda Impactos do Envelhecimento na Saúde Mental do Homem Idoso

 Em alusão ao Novembro Azul, campanha de conscientização realizada por diversas entidades focada nas doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Governo de Pernambuco, por meio das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Saúde (SES), promove nesta quinta-feira (08.11), o I Seminário sobre as Concepções de Saúde do Homem Idoso. O tema central do encontro, que ocorre no bairro do Bongi, no auditório da SES, das 9h às 13h, está voltado para os Impactos do Envelhecimento na Saúde Mental. 

O público alvo do seminário são gestores e profissionais que atuam nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs), além de grupos de idosos da Região Metropolitana do Recife, representantes de conselhos de direitos e de instituições de ensino superior em Saúde. O evento será transmitido por videoconferência para todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado, com exceção da I Geres, com sede no Recife.  

"Considerando a preocupação com o envelhecimento e o respectivo cuidado com a pessoa idosa é importante que se fortaleçam debates e se promova o diálogo sobre essas questões e este público específico. O Governo de Pernambuco, por meio destas duas pastas, tem trabalhado fortemente no sentido de cumprir o compromisso nacional para o envelhecimento ativo, promovendo emancipação e protagonismo. É necessário, portanto, valorizar o emponderamento da pessoa idosa para que ela se torne agente ativa no processo de cidadania", comenta a gestora de Saúde do Homem e do Idoso da SES, Valeria Pastor.

A programação iniciará, às 9h, com a palestra Envelhecimento como disparador para o sofrimento mental: Identificar para ajudar, que será ministrada pela doutoranda Cirlene Francisca Lopes da Silva; seguida da palestra Envelhecimento masculino X saúde mental, a ser ministrada pela especialista em Geriatria, Margarida Maria Carreiro de Barros. "O seminário tem o objetivo de elucidar a importância de qualificar as informações acerca do processo de envelhecimento, bem como a importância da preparação das pessoas para tal processo, considerando o impacto deste sobre as relações pessoais, laborais, com ênfase na saúde mental, a fim de subsidiar ações estratégicas preventivas do sofrimento mental", complementa Valéria Pastor.

Anterior Proxima Página inicial