.

.

.

.

.

.

Adagro começa em novembro segunda etapa da campanha contra a febre aftosa

 Começa no dia 1° de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Nessa fase só devem ser vacinados os rebanhos de bovinos e bubalinos com até 2 anos. Os produtores devem adquirir a vacina em farmácias veterinárias, transportar em um isopor com gelo e aplicar no animal seguindo a dose indicada. O ideal é 5ml por cada animal e é recomendável trocar a agulha a cada 10 aplicações.

O local de aplicação é “tábua do pescoço” e deve ser realizada nas horas mais frias do dia para evitar que os animais se estressem. “Depois de realizar a vacina o produtor tem até 15 dias para declarar a vacinação. Apesar da imunização só ser obrigatória para os animais mais jovens, o produtor deve declarar todo o rebanho nos escritórios da Adagro”, explica o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.
Mais de 500 mil animais devem ser imunizados nesta etapa. Pernambuco possui atualmente mais de 1,7 milhões de bovinos. Produtores que não vacinarem pagarão multa no valor de R$ 60,00 por animal não imunizado. Quem não fizer a atualização cadastral do rebanho fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal e obter as declarações da Adagro, além de pagar multa de R$ 300,00 por propriedade.

Anterior Proxima Página inicial