.

.

.

.

.

.

Morre o ex deputado e ex prefeito de Afogados, Antônio Mariano de Brito aos 70 anos

Por Nill Junior/Foto: Wellington Júnior


Foi confirmada nesta segunda feira 20, a morte do ex-vereador, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e ex-deputado Estadual Antônio Mariano de Brito, aos 70 anos. 
Segundo o Site de Nill Júnior, a Assessoria da Vereadora Aline Mariano chegou a soltar uma nota informando que a morte cerebral não havia sido confirmada no sábado, como alguns blogs chegaram a noticiar. 
Mas durante o domingo e o dia de hoje as notícias que chegavam eram as piores. Antonio não respondia a estímulos, tinha pressão arterial fatalmente alterada mesmo com uso de medicamentos.
A morte foi confirmada oficialmente às 18h10 desta segunda pelos médicos que o acompanhavam no Hospital Santa Joana, na área central do Recife.
O corpo será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco e nesta terça no Cine Teatro São José. O sepultamento será quarta, no cemitério Parque da Saudade em Afogados da Ingazeira.
Natural de Afogados, Antônio Mariano de Brito tinha completado no último dia 15 de junho 70 anos. Professor por formação, foi na política que encontrou sua grande paixão.
Filho de agricultores da comunidade de São João, Antônio Mariano, aos 24 anos foi vereador de Afogados da Ingazeira e aos 28 anos prefeito do município. As urnas ainda deram a Antônio quatro mandatos na Assembleia Legislativa. Foi ligado por anos politicamente a Inocêncio Oliveira, em Carnaíba sempre teve aliado ao ex prefeito Didi.
Sua última candidatura a Deputado Estadual foi em 2006, quando obteve 13.084 votos, não conseguindo renovar seu mandato. Antônio também tentou uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado, mas não conseguiu articulação política que lhe garantisse a indicação.
Casado com Aldenice, tem quatro filhos, Aline, Antônio Filho, Alan e Alane,  além de vários netos. Aline é vereadora do Recife e agora, candidata a Deputada Estadual. É tio do Presidente da Câmara de Afogados Igor Mariano e dentre os irmãos,  nomes como Elias e Heleno Mariano militando na política.
Homem de lado
Antônio Mariano tem uma coisa da qual podemos registrar como uma de suas virtudes. Sempre teve o mesmo lado, nas décadas em que foi protagonista da política no Pajeú. Nunca teve sedução por mudança de lado do ponto de vista ideológico. Foi da Arena, PFL, que virou DEM e PSDB, todos de um mesmo campo ideológico. Só na reta final da vida, mais para dar suporte ao projeto da filha Aline, migrou para o Progressistas.
A última eleição
Sua última eleição foi em 1998. Antônio foi reeleito Deputado Estadual com 28.132 votos, ou 0,38% da votação estadual,  pelo PFL. Em 2006, obteve 13.084 votos e não chegou.

Anterior Proxima Página inicial