.

.

.

.

.

.

.

.

Projeto cultural ‘No Terreiro da Fazenda’ percorrerá os quatro cantos de Pernambuco

O mestre da música e rei do forró Assisão e o grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, iniciaram na terça feira (15) o Projeto ‘No Terreiro da Fazenda’ – uma aula-espetáculo que reverencia a cultura sertaneja, com destaque para os elementos do ciclo junino. O pontapé inicial aconteceu  na Escola Municipal José Paulina de Siqueira, em Santa Terezinha, Sertão do Pajeú.

A iniciativa também passou nesta quarta (16) por Orocó (Sertão do São Francisco), no Centro de Atividades Econômicas. Nesta quinta (17) será a vez de Ipubi (Sertão do Araripe), onde o evento será realizado no EREMAPA Arão Peixoto, às 10h. De lá seguirá para o Agreste e Região Metropolitana.

A identidade cultural da região é ressaltada com a união dos dois filhos ilustres de Serra Talhada – Assisão e os Cabras de Lampião – com a qual eles mostram a importância do xaxado para o reconhecimento da cultura nacional. Toda força e energia do povo nordestino, que são demonstradas através do cangaço, e que, com o xaxado, despertam o interesse pelas riquezas de elementos inerentes aos costumes locais, como as indumentárias, comidas, hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções.

Segundo a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, a ação é uma forma de reafirmar os fundamentos da identidade cultural sertaneja. “Tem como ponto de partida a musicalidade e o ritmo de Assisão, numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de singular beleza“, afirma. 

Anterior Proxima Página inicial