.

.

.

.

.

.

.

.

Alepe debaterá situação do IPA nesta segunda(14)

A falta de assistência no setor agropecuário e o sucateamento do Instituto Agronômico Pernambuco - IPA serão temas de discussão em uma audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (14). A reunião, proposta pela deputada estadual Socorro Pimentel (PTB), irá debater a atual situação do homem do campo que tem sofrido com a falta de assistência técnica e extensão rural, serviço prestado pelo IPA, alvo de constantes denúncias.
As más condições de trabalho e a desvalorização do servidor também serão pauta durante o encontro. Um levantamento recente, feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape), após uma série de visitas realizadas nos postos do IPA, identificou diversas irregularidades. Imóveis com aluguéis, contas de água e luz em atraso; ambientes tomados por infiltrações e sem ventilação; banheiros impróprios para uso; além de infestações de pragas como ratos e baratas, entre outras precariedades que foram encontradas.
De acordo com a deputada Socorro Pimentel, o objetivo da audiência é ouvir os membros do Governo do Estado responsáveis pelo setor e buscar soluções imediatas. “Nós iremos apelar à sensibilidade do secretário de Agricultura do Estado, da presidente do IPA, para que retomem a missão do Instituto de gerar e adaptar tecnologias, prestar assistência técnica e de extensão rural prioritariamente aos agricultores de base familiar, além de realizar obras de infraestrutura hídrica e disponibilizar bens e serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio de Pernambuco. E, para isso, é preciso que haja a valorização do servidor”, afirmou.

Anterior Proxima Página inicial