.

.

.

.

.

.

.

.

Comissão especial da Câmara dos Deputados aprova novas regras para criação de municípios. Distrito de Fátima pode ser contemplada

Diante de delegações de emancipacionistas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, comissão especial da Câmara aprova novas regras para a criação de municípios. Por unanimidade, o colegiado, presidido pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA), acatou nesta terça-feira (27) um projeto de lei complementar do Senado que prevê plebiscito e estudos de viabilidade municipal para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.
Entre os novos critérios exigidos, está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de pelo menos 6 mil habitantes, nas regiões Norte e Centro-Oeste. A população municipal mínima sobe para 12 mil habitantes no Nordeste; e para 20 mil, no Sul e Sudeste.
No Pajeú, o Distrito de Fátima, no município de Flores, tem um dos maiores movimentos em favor da Emancipação do Distrito através do Advogado Dr. Nelson Tadeu Daniel e poderá se tornar município com a aprovação do projeto, tomando ainda de Flores, o Distrito de Sitio dos Nunes.

O Distrito de Ibitiranga no município de Carnaíba, Jericó em Triunfo e Jabitacá em Iguaracy podem continuar sonhando com a liberdade de se tornarem independentes, já que não totalizam os 12 mil habitantes.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial