.

.

.

.

.

.

.

.

Carnaiba: Escola Estadual João Gomes dos Reis completa 58 anos de fundação

Este dia 08 de Fevereiro é importante para a vida dos Carnaibanos e principalmente daqueles que estudaram na Escola Estadual João Gomes dos Reis, que completa nesta data seus 58 anos de fundação.
A escola foi a primeira de todo o municipio Carnaibano, mudando a vida das pessoas com a educação que chegara à terra de Zé Dantas.
O inicio de sua obra foi ainda no final de 1958, na gestão do saudoso ex prefeito  Badú Medeiros, sendo concluida no inicio de 1960 na gestão do então prefeito Otacilio Gomes quando foi inaugurado em 08 de Fevereiro de 1960 quando o governador do estado era Cid Feijó Sampaio, e que tinha como Secretário Estadual de Educação Lourival Faustino Vilanova.

Na época, a Escola João Gomes dos Reis era modelo de modernidade em todo o estado de Pernambuco e ponto turistico em Carnaíba.

A escola até o momento teve num todo, um total de 13 gestores sendo a primeira a Maria Salomé Veloso da Silva, seguida de Nargésia Dantas Soares, Petuca Malaquias, Margarida Pereira de Lira, Antônio de lisboa Nunes Gomes em um curto periodo, retornando a gestão após Luzinete Monteiro, Leide de Zelo, Neumam Malaquias, Maria do Socorro Pereira dos Santos Silva, Vanilda Rodrigues, Luzinete Monteiro, voltando Lisboa Gomes, Antônio Marcos do Nascimento (Marquinhos) e atualmente por Iêda Lira.

A escola esta localizada na Rua Mário Melo, no centro de Carnaiba e ainda comporta a Quadra Poliesportiva Rivone Vieira de Oliveira.

Em sua página no Facebook, a ex gestora da escola e também ex Secretária Municipal de Cultura de Carnaíba, Margarida Pereira, lembrou com um texto emocionante os 58 anos da Escola:

"8 de fevereiro;

Exatamente nessa data,  8 de fevereiro de 1960, nascia a grande responsável  por muitos destinos  dos carnaibanos:  GRUPO ESCOLAR JOÃO  GOMES DOS REIS , sob o lema FÉ  E  SABER.
58 anos são  passados e sua história  renovada a cada momento nos traz a certeza de sua resistência  e versatilidade ,   pela adequação  às  nuances do tempo é da história.
 Nesses anos conheceu e viveu as vira voltas  impostas pela sociedade, propostas políticas,  mudanças de currículos,  chegadas e saídas de gente, paredes aqui e ali, uma estrutura  física  que encanta,  a tecnologia sonhada em todo lugar... aí  tudo caminha  num presente de  TRANSFORMAÇÃO, rumo a um futuro  que  só  orgulha a quem  por ai passou da infância  até  completar o ciclo profissional, como eu e outros  amigos dessa casa.
Hoje, ESCOLA JOÃO GOMES DOS REIS, sob a  insígnia  EDUCAR PARA TRANSFORMAR COM FÉ  E  SABER,  permanece altiva, valente  e contribuindo ativamente  para as transformações  sociais.
Continuo, como  há  anos atrás  e sei que será  para a vida toda, sentindo orgulho de nela ter estudado todo o primário com a inesquecível NAGESIA e retornando como professora para agradecer  os frutos que colhi. Passei 27 anos de minha vida ai, anos que vivi, convivi e ainda hoje sinto como se fosse A MINHA CASA. Por isso  digo: JOÃO GOMES, OH MEU  JOÃO GOMES, EU SEMPRE VOU TE AMAR!

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial