.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Nível do Velho Chico no Oeste da BA aumenta cerca de 4 metros e renova esperanças de ribeirinhos; Sobradinho também começa a se recuperar

Depois de vários dias chovendo na região de Minas Gerais e no Oeste da Bahia, o nível d’água no Rio São Francisco começou a aumentar consideravelmente na região da cidade de Bom Jesus da Lapa. Para se ter uma ideia, o volume de chuvas foi tão alto que medições mostram que o nível do rio subiu cerca de quatro metros nos últimos dias. As informações foram repassadas a este Blog pelo repórter Fernando Abreu, da Rádio Bom Jesus AM, nesta segunda-feira (11).

Há cerca de seis meses atrás, o Velho Chico quase secou no local, o que fez muitos ribeirinhos ficarem apreensivos. Os moradores da região dizem que 2017 foi um dos anos mais secos das últimas duas décadas. “É muita alegria para todos nós”, resume o repórter. Se o rio continuar enchendo dessa forma, os moradores acreditam que pode acontecer uma enchente na cidade. Mas eles não se importam, segundo o repórter, querem que o tempo permaneça assim.

Sobradinho

Vale lembrar que é mais água para o Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, e também está se recuperando da longa estiagem. Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que o reservatório está com 3,27% de seu volume total de armazenamento. Esse nível já chegou a quase 1% nos últimos meses de outubro e novembro. 

Com esse aumento do volume de água, diminui-se as preocupações dos sertanejos pernambucanos, que sobrevivem com o abastecimento de água do Rio São Francisco, através do Sistema Adutor Pajeú. (foto: Fernando Abreu/Carlos Britto/ Cauê Rodrigues)

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial