Mensagem do vereador de Carnaíba Gleybson Martins pelo Dia da Consciência Negra

O vereador Gleybson Martins (PDT), do municipio de Carnaíba-PE, Emite Nota em homenagem pelo Dia da Consciência Negra. Carnaíba é uma das cidades do sertão com pólos de comunidades Quilombolas como Gameleira, Travessão do Caroá e Abelhas.

Por um mundo mais unido

"Não é a raça, religião ou classe social que determina a inferioridade do Ser humano. É o pensamento retrógrado, ainda bastante culminado pelo mundo, que é a principal razão do preconceito. Que neste dia, todos nós, negros ou brancos, possamos refletir sobre isso e lutar por um mundo em que a união reine entre nossa sociedade, porque no final todos carne e osso, todos somos iguais".

Do vereador e amigo:
Gleybson Martins

O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado, sempre em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data virou feriado no Brasil, embora não seja adotado em todos os locais – é feriado em  1.047 municípios brasileiros.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial