• title
  • Title
  • Title

.

.

História: A Folclórica Candinha em Triunfo

Candinha foi uma das figuras folclóricas de Triunfo-PE em décadas passadas. Ela era uma mulher baixinha, franzina e de voz baixa. A mesma foi acolhida pelas irmãs franciscanas, quando elas marcaram presença em Triunfo. Teve uma época que ela morou no Colégio Stella Maris, posteriormente Candinha fixou residência em um pequeno quarto localizado no Lar Santa Elisabeth.

 Naquela época ela fazia os pequenos favores repassados pelas irmãs religiosas, sempre servindo as duas instituições filantrópicas quando requisitada, em troca, recebia abrigo e alimentação. Aquela senhora passou muito tempo ajudando e sendo ajudada pelas freiras da Alemanha as quais vieram morar em Triunfo. 
Com o passar do tempo, Candinha já cansada e idosa foi acometida por uma doença denominada '' Escoliose '' que afeta a coluna da pessoa e a deixa corcunda, diante disto,  andava com os ombros caídos para frente e a coluna toda envergada devido à deformidade nas costas daquela criatura. 
Ela circulava pelas ruas causando aflição diante dos moradores locais daquele tempo, pois, a pobrezinha já não mais conseguia se manter na sua postura normal e, andava com o rosto quase se arrastando pelo chão. Para quem presenciou aquela sofredora, foram cenas de cortar o coração de qualquer cidadão dotado de sensibilidade humana.
Por Iedo Ferraz para o Blog do Cauê Rodrigues

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial