• title
  • Title
  • Title

.

.

Kits de apicultura beneficiam famílias em Carnaíba

Kits produtivos de apicultura devem incrementar a atividade de 20 famílias do município de Carnaíba, no sertão de Pernambuco. A ação, promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), objetiva fortalecer a economia e gerar renda no semiárido do estado que passa por longo período de estiagem.
Cada kit é composto por 15 colmeias completas com tampa, duas melgueiras, ninho, fundo e suporte, além de indumentárias e equipamentos para manejo – dois macacões, dois pares de botas, dois pares de luvas, dois chapéus, dois formões, uma carretilha e um fumigador. Cada kit entregue aos apicultores de Carnaíba custa, atualmente, cerca de R$ 4,5 mil. O valor total da ação é R$ 85 mil.

O presidente da Associação dos Apicultores de Carnaíba, Luís Alves Siqueira, conta que o estímulo do Governo Federal tem modificado a realidade dos produtores do município. "A Codevasf já vem nos ajudando há algum tempo. Primeiro, a gente recebeu uma casa de mel completa, e foi um avanço na geração de renda daqui. Investir na apicultura nos garante retorno rápido. A apicultura ainda está engatinhando, mas com essas ações dá um salto muito grande. Agradecemos por esses kits. A Codevasf nos dá o anzol, a linha e a vara pra gente continuar pescando", afirma.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, com a entrega dos kits, a Companhia consegue fechar o ciclo produtivo do mel para parte dos apicultores do município. "Nós já havíamos implantado aqui em Carnaíba uma unidade de extração e beneficiamento de mel. Agora, com as colmeias, indumentárias e tudo o que foi entregue, esses apicultores terão o necessário para seguirem trabalhando. Hoje, com a casa que nós construímos, eles produzem não só mel, mas sabonete de mel, própolis para a garganta, catchup de mel, entre outros produtos", informa.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial

Quem é a Carnaibana de 2017?

Quem é o Carnaibano de 2017?