• title
  • Title
  • Title

Se estivesse vivo, Princesense Pedro Fogueteiro completaria 89 anos

Pedro Raimundo de Souza, ficou conhecido por todos da região princesense  como Pedro Fogueteiro.
 Este senhor, nasceu no dia 29 de junho do ano de 1928 na cidade paraibana de Princesa Isabel. Devido o mesmo ter nascido neste dia, o pai dele resolveu batizar ele com o nome do Santo junino. O fogueteiro começou confeccionar fogos no ano de 1945, aos dezessete anos de idade e passou mais de cinquenta anos fabricando rojões, que eram usados nesta época de festas juninas. 

O senhor dos fogos trabalhou durante cinquenta oito anos na realização da tradicional festa, em homenagem ao Apóstolo, este evento tem como objetivo maior, animar as festas juninas naquela cidade paraibana. 
O legado artístico e cultural dele está sendo mantido pelos seus familiares, porém em data diferente. Todos os anos, na época da festa de Nossa Senhora Das Dores, padroeira de Triunfo-PE, ele, após a novena organizava um show pirotécnico por meio de uns bonecos de madeira, colocados na antiga praça XV de novembro. Dia 31 de dezembro o mesmo coordenava a girandola da rompida no final ano.

 Caso este inesquecível mestre estivesse vivo, teria completado ontem quinta feira 29, seus 89 anos de idade. Este artista em fazer fogos, faleceu no dia 20 de agosto de 2013.

Por Iêdo Ferraz para o Blog do Cauê Rodrigues.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial