• title
  • Title
  • Title

.

.

Secretário de Agricultura de Quixaba busca experiência de sistema de plantio de palma no RN

O Secretário de Agricultura do Município de Quixaba, José Pereira de Andrade (Zé de Joaquim Preto), representando o governo municipal de Tião de Gaudêncio, esteve com outros Secretários de Agricultura de municípios de Pernambuco, em visita ao município de Santana do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte, onde os secretários  adquiriram experiencia de como fazer uso do sistema de gotejamento, onde aproveita a água do esgoto para o plantio de palma.
Para o secretário, é importante o remanejamento de ideias que dão certos em outros lugares para ser ampliados em outras localidades de necessidades, haja vista o tempo de estiagem que o nordeste vivenciou nos últimos sete anos seguidos e esse enriquecimento ampliará o trabalho no plantio de palmas no município de Quixaba.
A maior parte das cidades brasileiras encontra dificuldade para destinar corretamente a água oriunda dos esgotos domésticos e industriais. O Semiárido brasileiro contabiliza hoje 1.135 municípios, com igual número de redes de esgoto que se fossem tratadas forneceriam água potável para a prática agrícola e também para o consumo humano.
Segundo Salomão Medeiros, pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) da área de recursos hídricos, “a produção diária de esgotos funcionaria como verdadeiros rios perenes, atualmente desperdiçados em uma região que sofre com a estiagem”.
No município de Santana do Seridó (RN), o projeto inovador está reutilizando o esgoto tratado para produzir alimento para o gado. A ideia do projeto “Palmas para Santana” é transformar os 258 mil litros de esgoto gerado por uma população de 2.526 habitantes em água limpa para a irrigação de um banco de forragem, composto por espécies como a palma forrageira, feijão guandu e sorgo.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial