• title
  • Title
  • Title

.

.

Paroquia de São João Vianney e Santo Antônio realiza Via-Sacra pelas ruas de Carnaiba

Como se vive o tempo de quaresma, período que antecede a páscoa cristã, a igreja matriz de São João Maria Vianney e Santo Antônio, da cidade de Carnaiba, no sertão pernambucano, realizou na noite  desta segunda-feira (10) a via-sacra na Rua José Martins, principal rua da cidade, tendo incio em frente ao prédio da prefeitura até a igreja matriz, onde foi encanada a cena de crucificação de Cristo..
O exercício da via-sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.
O ato religioso foi celebrado pelo padre Miguel auxiliado pelo grupo Legião de Maria. Este período de quaresma é marcado pela abstinência de carne, caridade e orações.
Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.Por “Via Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.Embora semelhante exercício seja assaz na história do Cristianismo, as modalidades que ele hoje em dia são relativamente recentes. Percorramos, portanto, rapidamente o histórico da “Via Sacra” para entendermos o significado dessa prática.
Fotos: Luan Pereira

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial

Quem é a Carnaibana de 2017?

Quem é o Carnaibano de 2017?