Guilherme Coelho destaca contribuição de Marco Maciel na história da política nacional

O deputado Guilherme Coelho (PE) representou a bancada tucana na sessão solene em homenagem ao político, advogado e professor Marco Maciel, realizada na manhã desta quarta-feira (15). Ao longo da vida política, Coelho teve inúmeros encontros e conversas com Maciel em Beto Oliveira Petrolina (PE) na companhia de seu pai, Osvaldo Coelho.

Maciel foi vice-presidente da República nos governos de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2003. Foi governador de Pernambuco e, sempre representando o estado, atuou como deputado federal e senador. Foi presidente da Câmara, ministro da Educação e da Casa Civil. O político se recolheu definitivamente da cena pública em 2012, em decorrência do Mal de Alzheimer.
Guilherme Coelho lembra que, em Petrolina, Maciel foi indicado para se candidatar como deputado estadual. “A partir dali consolidaram-se seus vínculos com a cidade, que perduraram enquanto durou sua vida pública”, disse. Marco Maciel passou por todos os campos da vida pública, e por onde esteve deixou contribuições significativas de importância local, regional e nacional, declarou o tucano.

A administração de Maciel no governo de Pernambuco foi memorável, ressalta Coelho. Junto com Osvaldo Coelho, ele foi um dos grandes responsáveis pela implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atuou em todas as regiões do estado com ações que fincaram bases para o desenvolvimento da região.

Quando atuava na vida pública, o ex-presidente não tinha hora para fazer política, comentou o deputado do PSDB. “Dormia tarde, acordava cedo e comia pouco. Não havia a possibilidade de receber um telefonema de um eleitor e não retornar”, completou Coelho. O tucano recorda que Maciel era sempre solidário aos sertanejos, e visitava as frentes de emergência quando a seca assolava o sertão.

Para se conhecer alguém, é preciso perguntar a opinião de quem está por perto, acredita o parlamentar. Ele citou declarações de pessoas que tiveram o privilégio de conviver com Maciel, como o economista Fernando Dueire, para quem o ex-presidente é “homem de costumes simples e alma nobre”.

“Hoje, o senador Marco Maciel está no recesso do dia a dia político, afastado dos embates eleitorais, em convívio de sua família”, acrescentou Guilherme Coelho. O deputado dedicou seu discurso à família de Maciel, especialmente à sua esposa, Anna Maria Maciel, que está presente em todos os momentos. “Marco Maciel fez história e eu tive o privilégio de assistir”, finalizou.

(Ascom PSDB na Câmara)

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial