Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

Dia de Finados com movimentação abaixo do esperado em Carnaiba, Afogados, Jericó, Flores, Quixaba e Princesa Isabel

 O movimento fraco nos cemitérios da região devido ao Dia de Finados foi surpreendente. No cemitério São Judas Tadeu, o único da cidade de Carnaíba, a circulação de pessoas só teve um número maior na parte da manhã, mas ambulantes que comercializam em frente ao cemitério localizado no Bairro Zé Dantas, acredita que o movimento pode melhor no final da tarde e durante a noite, quando os carnaibanos escolhem a melhor hora para visitar os túmulos de seus ente queridos. A previsão  é de que 3 a 4 mil pessoas visitem os cemitérios da do município somando-se aos distritos de Ibitiranga, Novo Pernambuco, Itã, Serra Branca e Lagoa do Caroá.
 O Blog do Cauê Rodrigues visitou os cemitérios das cidades de Carnaíba, Flores, o Distrito de Jericó em Triunfo, a cidade de Princesa Isabel, na Paraíba no extremo com Pernambuco, Quixaba e Afogados da Ingazeira. 

 Dos cemitérios visitados, o único que mostrou maior movimento entre os horários das 11 às 15h00 foi o de Carnaíba.

 A jovem Gabriela, da comunidade rural da Matolotagem visita o túmulo do amigo e  Leandro, falecido em acidente de trânsito no ano passado na PE 320 no sitio Poço Grande, zona rural de Flores e sepultado em Carnaíba.
 Na cidade da Quixaba, o movimento de ambulantes com a venda de flores, adornos e velas também foi pequeno, assim como a movimentação de pessoas que preferem visitar o local já no final da tarde. 
 Em Afogados da Ingazeira, assim como Carnaíba, a movimentação já foi um pouco maior. Ambulantes comemoram a presença dos visitantes para fazer um dinheiro extra na venda de velas e  flores. 
Aproveitando a alta temperatura aumenta-se também a venda de água, geladinho, sorvete e cerveja em bares próximos.
 No Cemitério São Judas Tadeu, em Afogados, um dos túmulos mais visitados é o do saudoso Edycarlos Rodrigues de Lira, que faleceu vitima de parada cardíaca em 2014 enquanto tomava banho na Barragem de Brotas. 

Edycarlos faria dois meses depois de seu falecimento, seus 18  anos de vida. Além do tumulo do jovem Edycarlos Rodrigues, grande parte dos jovens afogadenses também vistam os túmulos dos jovens Jhonatan Souza, de 19 anos e Maysa Pereira da Silva, de 21, vitimas de acidente de trânsito na PE 320 entre Carnaíba e Flores, onde morreram carbonizados após a colisão de veículos quando saiam de uma festa em Afogados com destino à Flores. O caso aconteceu no dia 20 de Setembro de 2015.
 Em Flores, o movimento no cemitério Jardim da Saudade não foi diferente. Movimento a baixo do esperado. A presença de ambulantes também foi pequena. O cemitério é um dos maiores do sertão do Pajeú e fica localizado á margem da PE 320 ligando Flores às saídas para Carnaíba e Calumbi.
 No Distrito de Jericó, no municipio de Flores, durante o horario da vista da equipe de reportagem do Blog do Cauê Rodrigues, a surpresa foi maior, apenas dois casais visitavam o local. Por parte de ambulantes nenhum comercializava na parte externa do cemitério. Enquanto isso, em um bar ao lado acontecia um ato de emboladores.
 Já na cidade de Princesa Isabel, na Paraíba, no extremo com Pernambuco, o movimento foi um pouco maior que as cidades de Pernambuco nesta quarta feira (2), Dia de Finados, as homenagens aos parentes e amigos no centenário cemitério público Campo Santo, foram mais intensas.
Com uma   temperatura de quase 39°C, a circulação de pessoas e veículos era  pequena na comparação com a mesma data do ano anterior. Gatos e cachorros   permaneceram alojados em túmulos sem qualquer inquietação, o que já está virando tradição no cemitério Campo Santo.
Os donos de bancas de comida, velas, flores artificiais, capelas, cruzes e arranjos funenários, entre outros produtos vendidos na data, reclamam do fraco movimento registrado nas primeiras horas da manhã do feriado.
O que chamou a atenção da equipe de reportagem do Blog do Cauê Rodrigues, foi o abandono do túmulo de  Francisco Soares de Araújo, conhecido como "Canhoto da Paraíba", violonista e compositor Princesense de fama nacional, nascido em 19 de Março do ano de 1926 e falecido em 24 de Abril do ano de 2008, que não recebeu neste Dia de Finados nenhuma vela e e nem uma coroa de flores.
Fotos: Cauê Rodrigues e Vinny Freitas.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial