Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

Municipio de Carnaiba supera notas do IDEB estimadas para 2021

O município de Carnaiba, sob a gestão do prefeito Zé Mário Cassiano, superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015 divulgado, na ultima quinta-feira (08), pelo Ministério da Educação. O IDEB apura a qualidade da educação levando em conta dois fatores: fluxo escolar e média de desempenho em avaliações realizadas pelo MEC. O índice vai de zero a 2010 e a meta é que em 2022 o IDEB do Brasil tenha nota 6,0. O município de Carnaiba, no sertão de Pernambuco que tinha a meta de nota 3,7 atingiu a nota 5,0 no IDEB 2015, superando a meta estimada para o ano de 2021 no 9º ano da rede municipal de ensino e também superou a meta estabelecida pelo MEC, que era de 5,2 para as séries iniciais chegando a nota de 6,1, também superando a estimativa para 2021 que seria de nota 6,0. O resultado é bastante significativo, pois trata-se de um monicipio onde a gestão municipal é a que mais investe na educação na região do Pajeú. 
Ao Blog do Cauê Rodrigues, o prefeito Zé Mário Cassiano  classificou o resultado como bastante positivo e afirmou que a conquista é resultado do trabalho árduo da Secretaria Municipal de Educação e também dos professores Carnaibanos, que têm, segundo ele, realizado um trabalho de excelência em educação para os estudantes.
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial