Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

Pernambuco registra cinco surtos de caxumba em 2016

Febre, dor de cabeça, fadiga, falta de apetite, mal-estar, dificuldade para engolir e inchaço doloroso nas glândulas salivares, sobretudo na parótida. Esses são os principais sintomas para a parotidite infecciosa - conhecida como caxumba ou papeira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, cinco surtos foram registrados neste ano em Pernambuco, sendo um em Jaboatão dos Guararapes, dois em Olinda e dois no Recife. No total, 94 casos foram notificados. Em 2015, nenhum surto foi registrado.

Segundo a infectologista do Hospital Jayme da Fonte Andrezza de Vasconcelos, a caxumba é uma doença viral aguda de evolução benigna, que acomete mais as crianças, transmitida por via aérea (tosse ou espirro), disseminação de gotículas ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. “Não há tratamento específico. Os sintomas são aliviados com analgesia, bastante repouso e hidratação”, explicou. Ainda conforme a médica, as complicações da parotidite são raras. Contudo, quando elas acontecem podem causar aborto, surdez, meningite viral, ooforite (inflamação dos ovários) e orquite (inflamação dos testículos).

Uma vez infectado, o paciente fica imune. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que, na ausência de imunização, 85% dos adultos poderão ter a doença, sendo que 1/3 dos infectados não apresentarão sintomas. Folha PE

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial