• title
  • Title
  • Title

Com seca histórica, nova bomba para abastecimento será instalada no AC

O Rio Acre, em Rio Branco, continua baixando e registrando um nível histórico a cada dia. Nesta terça-feira (9) o nível chegou a 1,33 metro, quando a média para o mês de agosto é de 3,10 metros. Uma das medidas tomadas pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) para evitar um colapso no abastecimento de água foi a construção de uma barragem. É ela, segundo a autarquia, que tem garantido a continuidade na distribuição de água da cidade. Uma nova bomba flutuante também será instalada até sexta-feira (12) no rio.

Por causa da constante vazante do Rio Acre, a barragem de contenção na Estação de Tratamento de Água I (ETA I) precisou ser ampliada em 12 metros na horizontal e passou a medir 32 metros. Isso garante que o volume de água, 530 litros por segundos, que é captado pelas duas bombas da torre de captação, seja mantido.

Mais de 30 pessoas trabalharam na construção da barragem, feita com sacos de areia e estacas de madeira, segundo o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

"O resultado disso [ampliação] é a manutenção da nossa captação. Mantemos uma média de 530 a 560 litros por segundo por causa desse trabalho. O que queremos é ter volume de água entrando na torre de captação, assim não será necessário desligar a bomba que fica uns 60 centímetros abaixo do nível da água", explica Magalhães. G1

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial

Blog da Câmara de Vereadores de Carnaiba