Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

Com seca histórica, nova bomba para abastecimento será instalada no AC

O Rio Acre, em Rio Branco, continua baixando e registrando um nível histórico a cada dia. Nesta terça-feira (9) o nível chegou a 1,33 metro, quando a média para o mês de agosto é de 3,10 metros. Uma das medidas tomadas pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) para evitar um colapso no abastecimento de água foi a construção de uma barragem. É ela, segundo a autarquia, que tem garantido a continuidade na distribuição de água da cidade. Uma nova bomba flutuante também será instalada até sexta-feira (12) no rio.

Por causa da constante vazante do Rio Acre, a barragem de contenção na Estação de Tratamento de Água I (ETA I) precisou ser ampliada em 12 metros na horizontal e passou a medir 32 metros. Isso garante que o volume de água, 530 litros por segundos, que é captado pelas duas bombas da torre de captação, seja mantido.

Mais de 30 pessoas trabalharam na construção da barragem, feita com sacos de areia e estacas de madeira, segundo o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

"O resultado disso [ampliação] é a manutenção da nossa captação. Mantemos uma média de 530 a 560 litros por segundo por causa desse trabalho. O que queremos é ter volume de água entrando na torre de captação, assim não será necessário desligar a bomba que fica uns 60 centímetros abaixo do nível da água", explica Magalhães. G1

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial