Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

9º Festival de Cinema de Triunfo lança luz sobre o cinema brasileiro e a política para o audiovisual

Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chega ao fim a 9ª edição do Festival de Cinema de Triunfo (PE), no Sertão do Pajeú. Trazendo como eixos da programação, para além das exibições e premiações, a descentralização das atividades formativas, a formação de novas plateias por meio das mostras voltadas para crianças e os debates sobre cinema com os realizadores participantes, o festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento que também fortalece a cadeia do audiovisual no estado, garantindo a circulação das novas produções, o conhecimento e a troca de informações, experiências e pensamentos que colaboram para encaminhamentos concretos que aperfeiçoam as políticas públicas voltadas para o segmento.
O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, teve como homenageados desta edição os atores Germano Haiut e Maeve Jinkings. Este ano, o evento contou também com o apoio do Sesc-PE, da Cepe Editora, e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de parceria com mostras audiovisuais independentes, como Criancine, Cine Belo Jardim e Stopmotion. Este ano, o festival contemplou cerca de 3 mil pessoas em todas as ações e ampliou a participação de pessoas nas localidades próximas a Triunfo, como Jatiúca, Canaã, Jericó, Santa Cruz da Baixa Verde, Manaíra, Princesa Isabel, Flores, além de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.
Ações especiais
As ações de formação também foram fundamentais nesta edição do festival. Foram realizadas as oficinas ‘Documentando’, com Marlom Meirelles; ‘Experimentando Animação’, com Paulo Leonardo; Videoclipe Experimental, com Ana Olívia Godoy; e ‘Marco Bonachela e a Oficina Criativa: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos’, com Lucas Fonseca.
Homenageados
A noite do sábado (13) no Festival de Cinema de Triunfo homenageou o ator pernambucano Germano Haiut que, ao longo dos seus mais de 50 anos dedicados à atuação, também desempenhou importantes papeis em produções cinematográficas brasileiras, a exemplos dos filmes Baile Perfumado, O ano em que meus pais saíram de férias, Reflexões de um liquidificador, Quincas Berro D’água, entre outros.
A atriz da Globo, Maeve Jinkings, recebeu a homenagem pela grande contribuição à filmografia pernambucana. Ela atuou em longas como Era uma vez Verônica (Marcelo Gomes, 2013), Boa Sorte Meu Amor (Daniel Aragão, 2013), O som ao redor (Kléber Mendonça Filho, 2013), Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2015), Big Jato (Cláudio Assis, 2015), Boi Neon (Gabriel Mascaro, 2016), Aquarius (Kléber Mendonça filho, 2016), entre outros. A lista com os premiados pode ser conferida acessando aqui. (foto/divulgação)

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial