Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

Quixaba: Prefeito Zé Pretinho valoriza a arte dos Bacamarteiros

 Que durante o São João tem forró, comidas típicas, fogueira e muito arrasta-pé, isso todo mundo sabe. Mas, você já ouviu falar dos bacamarteiros? Essa turma do barulho comemora as festas juninas com rezas e muita pólvora. Segundo a tradição, eles têm a importante missão de acordar os santos juninos com os tiros dos bacamartes, alegrando os arraiais do Nordeste afora.
 Com seus chapéus de palha, alpercatas, cartucheiras e lenço vermelho sobre os ombros de um fardamento azul, os bacamarteiros saem pelos principais polos de animação do São João do Pajeu, marchando e dançando ao som do triângulo, da sanfona e da zabumba.
Assim aconteceu no ciclo junino da cidade da Quixaba, no interior de Pernambuco, municipio onde o prefeito Zé Pretinho é fã da arte e um dos maiores incentivadores desta cultura.
Quixaba recebeu neste periodo a participação de Bacamarteiros de cidades como Afogados da Ingazeira, Carnaiba, sitio Curral Velho e Sitio Santo Antônio de Carnaiba além da própria Quixaba onde há um grande polo dos atiradores de bacamarte.
Chegando a cidade Quixabense, os tiros do bacamarte - arma de fogo utilizada pelo grupo - anunciavam a presença dos integrantes dos grupos mantendo viva essa tradição no interior.
O prefeito Zé Pretinho ainda ensaiou um manuseio de bacamarte.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial