Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

EREM Joaquim Mendes da Silva – 50 anos de História e Conquistas!

No dia 08 de julho de 1966 foi fundado o Grupo Escolar Joaquim Mendes da Silva funcionando de 1ª a 4ª pela manhã com professores contratados pelos planos de Educação e pelo estado. A princípio a escola não tinha diretor, era coordenada pela professora Ana Maria de Lima e a noite funcionava o antigo ginásio municipal, coordenado pelo professor Antonio José de Lima. Em 14 de abril de 1976, é designada pela Secretaria Estadual de Educação a 1ª diretora, professora Maria Celi Lima Pires a qual dedicando-se ao árduo trabalho de administrar uma escola com poucos recursos financeiros, falta de pessoal para limpeza e apoio pedagógico. Mesmo diante das dificuldades a diretora dona Celi não desistiu, tendo muitas vezes que fazer a higienização da escola durante os domingos juntamente com uma colaboradora a jovem Graças, filha do saudoso Pedro do Ó.
                Naquele período todos os professores que lecionavam já se dedicavam ao máximo para cumprir com os Programas estabelecidos pela SEDUC e DERE do Alto Sertão do Pajeú. Assim, desde o princípio essa escola foi marcada por profissionais comprometidos com a educação de Carnaíba. Logo depois foi implantado o curso de 5ª a 8ª série diurno, ainda na direção de dona Celi.
                Em 27 de Julho de 1987 a professora Alba Cleide assumiu a direção da Escola, a qual geriu durante três mandatos: (1987 a 1991); (1996 a 1999); (2002 a 2009); deixando a sua contribuição e sempre continuando o trabalho comprometido com a educação, que não deixou de ser feito nos intervalos que as outras gestoras assumiram a direção desta Unidade de Ensino.
                Aos 30 dias do mês de julho de 1991 a senhora Maria Bernadete de Medeiros da Silva assume a gestão da escola e pouco tempo depois acontece uma greve de professor, o que naquele momento dificultou o trabalho de direcionar a equipe. Mesmo em meio a tantas dificuldades ocorridas na época, a equipe de educadores desenvolveu atividades diversas, sempre buscando oferecer uma boa educação aos carnaibanos. Permaneceu na gestão até 15 de dezembro de 1992 dando valiosíssima contribuição à educação do nosso povo.
                A Escola Joaquim Mendes da Silva desde sua origem, foi pensada para despertar sonhos nessa comunidade, oportunidade de vida melhor aos seus alunos, fazê-los acreditar que seus desejos podem tornar-se possíveis e realizáveis. E para dar continuidade a essa história de lutas e de conquistas é que a senhora Marluce Freire Cassiano Bezerra assume a gestão da escola no ano 1993 e nela dá contribuições diversas, onde a mesma afirma ter convivido com pessoas comprometidas com o bem comum, com o ensino de qualidade, pois juntamos sonhos, unimos trabalhos e lutamos com companheirismo para o engrandecimento de um povo.
                O trabalho de cada um que passou por essa instituição impregnou o desenvolvimento de avançar de cada um que veio a engajar-se nesse projeto, tais como as gestoras que sucederam: Vera Magdala Augusto Silva (1995 a 1996), contribuindo como gestora e por longo período como excepcional educadora.
                Dando continuidade tivemos a gestão de Ana Virgínio Cavalcante Pereira onde não podemos deixar de destacar a conquista que professores, alunos e pais alcançaram com a conquista do Prêmio de Gestão; A sua gestão foi do ano de 1999 a 2001.
                Ainda no ano de 2001 a gestão foi assumida pela professora Maria de Lourdes Alves da Silva que assim como os demais gestores trabalhou com afinco, buscando sempre melhorar e engrandecer o nosso educandário, encerrando sua gestão no ano de 2002.
                Em 2009 a gestão da agora Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Mendes da Silva, assumida pelo Sr. Vilberto Ângelo Malaquias que permanece a frente do educandário até o ano de 2012. Em sua gestão ele dá continuidade ao trabalho de formação para cidadania e preparação para o ingresso nas universidades.
                Nesse ínterim a Escola vem ano a ano formando jovens e contribuindo para o ingresso cada vez maior do número de alunos nas mais diversas universidades públicas e privadas.
                Em 2012 assume a gestão da escola a professora Maria Aparecida Teotônio Pereira Rabelo que com muito empenho, compromisso e responsabilidade deu continuidade ao projeto de formação interdimensional dos educandos, deixando como legado a ampliação do diálogo com os jovens e com as famílias; Período em que a escola continuou conquistando bons resultados nas avaliações internas, e externas, até o ano de 2014, período qm que deixa a gestão e volta a trabalhar na GRE.
                Ainda no ano de 2014 a nossa Escola foi agraciada com a importantíssima contribuição da professora Josefa Rita de Cássia Lima Serafim que além de muita competência administrativa, dedicava-se de modo especial as vivências pedagógicas do educandário. A professora só passou 6 meses na gestão, mas oportunizou excelentes trocas de experiências, deixou a gestão para assumir a coordenação do Programa Integral na Secretaria Estadual de Educação. Ainda em 2014 assume a gestão a professora Luzinete Monteiro de Lima, que permanece atualmente a frente desta instituição de ensino.
                Com fé, compromisso e responsabilidade é que gestores, educadores e funcionários vem fazendo a diferença na educação do nosso querido povo carnaibano.
                Um dos marcos referenciais da Escola está no compromisso, na competência e na vontade de fazer acontecer dos nossos professores que se doam e assumem o compromisso com a aprendizagem de todos os estudantes, fazendo assim reduzir anualmente os índices de reprovação e evasão, a todos eles o nosso reconhecimento e moção de aplausos.
                As merendeiras, aos vigilantes, agentes de limpeza, agentes administrativos, aos chefes de laboratório, o nosso muito obrigado, vocês são peças importantes nessa história de sucesso. Aos pais e educandos, o nosso agradecimento pela confiança e pela parceria na construção pública de qualidade. Nossa gratidão à GRE e a sua gestora Cecília Patriota pela parceria, acompanhamento e apoio.
                

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial