Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

Zé Anjo, saudoso árbitro Florense.


Por Clélio Diniz, para o Blog.

''Tu tá maluco? respeita o moço. Patente alta, dá aula, bigode grosso''. Esse era  o juiz de futebol mais estiloso  e respeitado da  região do pajeú  entre os anos de 1965 a 1975, José Ángelo de Lima, popularmente conhecido como Zé Anjo, em Flores-PE. Mas ao sair de um distrito desconhecido com destino a Carnaiba se deu conta que encontrou seu lugar. Adimirou e organizou o futebol  ainda jovem e criou  o Palmeiras Sport Club, era conhecido como Zé Cotreia, lá  tem um ginásio de esportes em sua homenagem, segundo seu filho tambem bigode grosso ex-jogador de futebol amador, Afitônio Ângelo. (confere)

Morou nessas duas cidades sertanejas, mas foi na cidade mãe que o conheci no final da década de 60 começo de 70,onde viveu seus últimos anos, vindo a falecer com 56 anos  em Serra Talhada em janeiro de  1978 e foi sepultado em Flores.
Afitônio Ângelo, filho de Zé Anjo
Estiloso porque so arbitrava de terno todo branco, gravata preta e sapato social. Pra época, coisa inacreditavél mas pode acreditar. Eu fui prova ocular. Pena que sem nenhuma foto para comprovar, mas ela existe não sei onde foi parar. Apitou muitos jogos no antigo campo da rua da baixa, hoje academia das cidades (em Flores). Morava do lado do campo no começo da rua Siqueira Campos, ao lado da antiga padaria do saudoso Manezinho Lopes.
Com os craques do Itaú F.C (Didí,Léu,Antonio Filho,Tota, Nêgo Ci, Aldo e Santana, Agachados: Afitônio, Cacá Malaquias, Hildo, Totinha e Julio Cesar.
Jogadores como Bartolomeu Quidute, Cleto Clemente, Ivan de Margarida, Arnaldo da Pinha devem ter muitas lembranças dessa personalidade que chegou a ser na época ''juiz de menores'' equivalente a um conselheiro tutelar de hoje. Foi até delegado por quatro meses em substituição a autoridade de então "Valmir'', tanto era a confiança depositada na sua pessoa pelos lideres politicos da época que administravam a cidade, Arnoud Custodio e Lindaura Santana os quais lhe fizeram o convite para residir em Flores e trabalhar de segurança na prefeitura da  cidade que se tornou a  sua mais nova e eterna moradia.

Deixou um  herdeiro chamado Afitônio Ângelo, admirador também do futebol, que reside em Carnaiba e com muitos amigos em Flores como: Toin de Neves, Roberto Goleiro, Ney Fábio, Ironaldo,  Bodó ,Fernando Cajuina e ainda jogou em time de Nildo Jararaca.

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial