Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

Fogueiras de São João perpetuam tradição nas ruas de Carnaiba-PE

 Na noite desta quinta-feira (23), a cidade de Carnaiba, no sertão de Pernambuco, ficou encoberta por uma grande nuvem de fumaças. Mas o efeito não é nenhuma condição climática da terra da música; são as inúmeras fogueiras que estão na rua, para celebrar o São João, uma das festas mais tradicionais da cultura nordestina. Historicamente, acender a fogueira era um ato de fé, representando o nascimento de São João Batista. A tradição perdurou e, hoje, revela um grande momento de confraternização, de reunir amigos ao som do autêntico forró pé de serra.
 Em Carnaiba, não é difícil encontrar fogueiras acesas em frente a casas no centro e em todos os bairros. Ruas e comunidades inteiras se juntam, fazem a “cotinha” e promovem verdadeiros arraiais como é o caso do Bairro de Carnaiba Velha, que segue assim a mais de 40 anos.  
Mesmo sem grandes shows de bandas de forró em praça publica, o que na verdade tira o foco religioso da tradição, os Carnaibanos reúnem-se com amigos e familiares em frente as suas residências para curtir a queima da fogueira e saborear comidas tipicas como o munguzá, milho verde (mesmo comprado), canjica, bolo de milho, pamonha, cuscuz com leite e o bom churrasco além do bate papo.
 Em outros locais, também houve uma bela queima de fogueiras como foi o caso da Vila São Geraldo, no trevo de saída para a Quixaba, uma filheira de fogueiras queimavam à margem da rodovia PE 320 e várias crianças brincavam com a soltas de rojões, foguetes e a tradicional chuvinha. 
 A família de Diógenes Gomes, que mora na Rua José Martins, no centro, justamente na casa onde nasceu o famoso compositor Zé Dantas, filho do ex prefeito Otacílio Gomes, ao lado de filhos, nora, neto e amigos, mantém viva a tradição. Mesmo com filhos residentes no Recife, em época junina reúnem-se para comemorar os festejos juninos com direito a fogueira ao lado do busto do filho ilustre de Carnaíba, o compositor Zé Dantas. 

Outra família também muito popular na cidade conhecida como "Os Cajú", uma das mais animadas da cidade também comemoraram o São João com direito a bebidas regada de muito churrasco e a participação do jovem sanfoneiro Robinho, da Banda Forró Estigado em uma rua paralela a extinta linha férrea, também no centro de Carnaíba.

1 comentário

Pb. Valdeir em 26 de junho de 2016 08:47

https://www.facebook.com/conf.pastor.edson.oliveira/posts/1021227777924254

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial