Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

PAROQUIA DE CARNAIBA COMPLETA 71 ANOS DE FUNDAÇÃO

A Paroquia de Santo Antônio e São Maria Vianney, em Carnaiba, sertão de Pernambuco, comemora nesta sexta feira 20 de maio, o aniversário de 71 anos de fundação.
Erguida a TORRE e edificada a SACRISTIA, restava, logo em seguida, o elemento mais importante - a suntuosa ABÓBADA. Estava nas intenções do saudoso Padre Frederico Bezerra Maciel em dotar Carnaíba de uma igreja matriz que fosse um monumental conjunto arquitetônico de expressiva beleza e marcante simbolismo espiritual: a torre apontando aos fiéis de fora para o céu do nosso destino... e a abóbada abrindo-se, á semelhança de céu de esperanças, para os fiéis reunidos em torno do altar do sacrifício eucarístico.

Para isso, precisaria, antes de tudo, de suspender a nave central transformando em quatro águas a cobertura da igreja que se tornaria uma das mais belas do sertão de Pernambuco entregue a pequena população no ano de 1945.
A abóbada, de arestas, octogonal, 20 metros de altura até o lanternim, 08 metros de diâmetros, extradorso revestido de alumínio, decorada... Alás, a decoração da igreja, desde aqueles tempos, já era objeto de cogitação;
- a cúpula ou interior da abóbada: pintura com alegoria representando o Céu com anjos e santos...
- no cinturão do tambor: entre os óculos em forma de elipse, haveria carnaibeiras estilizadas; na base: o dístico bíblico em grandes letras douradas - JUSTUS UT PALMA FLOREBIT...
- a cobertura das naves laterais no trecho a partir do arco para a parede de fundo: abóbada de berço redondo...
- a grande rosácea de frente da torre, assim como as elípsses  e as rosetas dos anexos da sacristia, todas em vitrais coloridos apresentando símbolos religiosos ou composições decorativas...
No centro dos quadrifólios esculpidos externamente abaixo das janelas do coro da igreja seriam apostos azulejos coloridos com as efígies de Santo Antônio e São João Vianney.

O padre Frederico Bezerra Maciel esperava o acabamento completo e decoração ainda no ano de 1952.

Os padres que prestaram assistência a Carnaiba:
Como vigários de Flores; Padre Manoel Felix, Padre Manuel Fernandes, Padre Frutuoso Rolim de Albuquerque, Padre Anísio  Torres Bandeira, Padre Eliseu Diniz, Padre Jefferson Valgueiros Diniz, Padre Antonio César, Padre Renato Freitas de Menezes e Padre João Amâncio de Araújo Lima cujo em sua gestão se deu o desmembramento da Paroquia.

Enquanto isso dois padres residiram por algum tempo em Carnaiba; Francisco Aquino e Luís Sampaio.
Depois de criada a Paroquia veio à Carnaiba:
Padre Frederico Bezerra Maciel pároco fundador, Padre Antonio de Pádua Santos, Padre Luís Amaral, Padre Sizenando, Padre Luís Gonzaga Vieira de Melo, desde 1958, Padre Luiz Marques Ferreira (Luizinho) e agora por ultimo Padre Antonio Cláudio da Silva.

Nesta quarta feira 20 de Maio, a Paroquia está em festa comemorando seus 70 anos de fundação, antes mesmo do município se Emancipar dos domínios do município de Flores quando ainda se chamara Carnaíba das Flores.

Por Cauê Rodrigues pesquisado no livro "Pérola do Pajeú" do Padre Frederico Bezerra Maciel

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial