Quixaba -PE

Quixaba -PE
  • title
  • Title
  • Title

.

.

MATA CILIAR É PRESERVADA NO RIACHO DOS CAMPOS, EM CARNAIBA

Edição Especial
 O professor Antônio de Lisboa Nunes Gomes, Diretor da Escola Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, durante suas caminhadas ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, no Cruzeiro do Serrote do Capim, zona rural de Carnaíba, registou imagens espetaculares de mata ciliar no Riacho dos Campos, que tem inicio do sitio Lagoa dos Campos, em Carnaíba, e que despejava suas águas no Rio Pajeú, o Riacho divide a zona urbana de Carnaíba pelo Bairro de Carnaíba Velha com a zona rural.
Mata ciliar são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

Já as reservas legais são as áreas de propriedade rural particular onde não é permitido o desmatamento (corte raso), pois visam manter condições de vida para diferentes espécies de plantas e animais nativos da região, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico. Contudo, as florestas situadas nas reservas legais podem ser manejadas e exploradas com fins econômicos.
 Graças a Deus, a mata ciliar à margem  do lindo Riacho dos Campos não foi vitima de desmatamento, preservando assim uma das mais pelas paisagens encontradas em Carnaíba. A Redação do Blog do Cauê Rodrigues não teve exito na pesquisa sobre quem são os proprietários de terras que cercam o Riacho, mas o que vale é levar essa bela imagem ao encanto dos olhos daqueles que ainda lutam ou não pela preservação da natureza.
Fotos cedidas gentilmente pelo Professor Antônio de Lisboa Nunes Gomes

Comentários

Obrigado!
Sua mensagem será avaliada.

Anterior Proxima Página inicial